Filme: "Os Desajustados (1961)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

terça-feira, abril 28, 2015

Filme: "Os Desajustados (1961)"

"Para que algumas coisas vivam, outras precisam morrer."

"The Mistits" é um filme melancólico e marcante, é o último trabalho da diva Marilyn Monroe e do astro Clark Gable, também foi a última grande atuação do galã Montgomery Clift. É triste pensar que a frase citada acima, é uma das falas do filme e que foi praticamente um presságio sobre os três protagonistas que ao morrerem se tornaram mitos eternos.

Um pouco dessa triste história real. Clark Gable sofreu um ataque cardíaco, aos 59 anos de idade, um dias após o término das filmagens. Em menos de um ano após as gravações deste filme, Marilyn Monroe foi vítima de uma overdose de barbitúricos (hipótese que não acredito) e faleceu em sua casa, aos 36 anos de idade. E cinco anos após o filme, Montgomery Clift (um dos homens mais belos que o cinema já teve) foi encontrado morto em sua casa, aos 45 anos de idade, vítima de um ataque cardíaco. Um triste fim para três ícones do cinema hollywoodiano.

O filme não foi um sucesso comercial no lançamento, mas os críticos elogiaram o texto e a interpretação soberba do trio de astros. Contou com a direção de John Huston e foi baseado em um conto que Arthur Miller escreveu em Reno enquanto aguardava seu divórcio ser finalizado para que se casasse com Marilyn Monroe. O lançamento aconteceu e 1961.

A trama tem início em Reno, Nevada, quando as amigas Roslyn Taber (Marilyn Monroe) e Isabelle Steers (Thelma Ritter) encontram num bar dos charmosos cowboys Gay Langland (Clark Gable) e Guido (Eli Wallach). Roslyn é recém-divorciada e está deprimida.
Guido é um piloto de aviação que ganha a vida como mecânico. Viúvo, ele oferece a casa onde morava com a esposa para que Roslyn passe um tempo em Nevada, ao lado de Gay Langland, seu velho amigo, que não tem uma residência fixa, vive como cowboy e tem problemas de relacionamento com os filhos.
Quando Guido percebe que entre Roslyn e Gay começa a existir um sentimento maior do que simples amizade, passa a tentar conquistá-la, o que acaba acarretando sérios conflitos entre os três.
As coisas se complicam ainda mais quando se junta ao grupo o cowboy de rodeios Perce Howland (Montgomery Clift) e Roslyn descobre que eles estão indo caçar cavalos selvagens.
Roslyn vai junto com os cowboys, mas se desespera quando lhe contam que os cavalos capturados serão vendidos para abatedouros para servirem de alimento para cães.
"Os Desajustados" é um belíssimo western crepuscular que apresenta ao espectador um realismo cru, selvagem, doloroso de assistir, mas, ao mesmo tempo, mostra a solidão dos seres humanos que civilizaram aquele lugar e, que se perderam dentro dos suas próprias mesquinharias.
É uma obra sobre a solidão e o desespero que une as pessoas. Todos os protagonistas possuíam um passado marcado por algo ruim. O filme ainda possui um tom macabro, pois os personagens sempre estavam falando sobre a morte, motivo pelo qual citei no início desta postagem, um triste presságio.
"Os Desajustados" possui uma bela fotografia, e é uma grande obra, provavelmente o melhor filme de Marilyn Monroe e também um dos melhores de John Huston. Um filme que recomendo para todos, vale a pena conferir.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 124 minutos
Gênero: Faroeste, Drama, Romance
Classificação: 14 anos
Minha Nota: 9,7