Filme: "Interestelar (2014)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, fevereiro 15, 2015

Filme: "Interestelar (2014)"

"Passamos tanto tempo olhando as estrelas, tentando entender nosso lugar no espaço, que esquecemos de olhar para baixo e buscar compreender nossa real função na Terra."

"Interestellar" é complexo e majestoso. E da mesma forma como aconteceu no filme "A Origem", o diretor Christopher Nolan descarrega no expectador uma grande quantidade de conceitos logo nos primeiros minutos da trama. Alguns dos artefatos utilizados no filme são 'Teoria da Relatividade', 'Teoria das Cordas' e 'Teoria da Mecânica Quântica' e é através dessas teorias complexas que o cineasta tenta explicar como os astronautas irão alcançar e atravessar o "wormhole" e quais serão as consequências de tal atrevimento. 

Seu lançamento aconteceu em 2014 e foi indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Trilha Sonora, Melhor Edição de Som, Melhor Mixagem de Som e Melhor Designer de Produção. Ganhou na categoria de Melhores Efeitos Visuais.

Em um futuro, talvez não muito distante, a Terra está praticamente zerada em recursos naturais, não existe mais exércitos e a maior preocupação da humanidade é como ter alimentos suficientes para alimentar toda a população.
Estudar em uma universidade deixou de ser prioridade, e os fazendeiros são responsáveis pela mão-de-obra mais valiosa da sociedade, pois são eles que sabem cultivar à terra e produzir o bem mais valioso, e também, cada dia mais escasso, o alimento.
E é exatamente essa a tarefa do ex-piloto Cooper (Matthew McConaughey) que após ter ficado viúvo, decidiu se dedicar à vida do campo e cuidar dos seus dois filhos. No entanto, Cooper terá que tomar a decisão mais difícil da sua vida, justamente para salvar a vida dos filhos e da própria humanidade.
Cooper e sua filha Murphy (Makenzie Foy) descobrem que existe uma inteligência desconhecida enviando mensagens codificadas. Através das coordenadas, pai e filha chegam até a instituição secreta da NASA que é liderada pelo professor John Brandt (Michael Caine). 
O cientista revela que existe um 'buraco de minhoca' aberto próximo do Planeta Saturno, sendo uma passagem para outra Galáxia com a possibilidade de haver planetas habitáveis. Seria uma esperança para salvar toda a humanidade, afinal, a vida no Planeta Terra está com os dias contados. 
Sendo assim, Cooper é recrutado para pilotar a nave espacial Endurance, junto com ele também estão a bióloga Amelia (Anne Hathaway) que é filha do professor, o cientista Romilly (David Gyasi), o físico planetário Doyle (Wes Bentley) e os Robôs CASE (Josh Stewart) e TARS (Bill Irwin). Todos tem a missão de descobrir em outros planetas condições apropriadas para a vida humana. Porém, esta viagem deixa a pequena Murphy dilacerada, afinal, existe a probabilidade dela nunca mais ver seu pai.
A tripulação parte em busca de outros mundos. Após encontrarem o 'buraco de minhoca' eles entram em Miller e descobrem algo surpreendente, cada hora neste lugar equivale a sete anos de vida aqui na Terra. Isso ocorre devido a dilatação gravitacional.
Após ocorrer uma tragédia, Amelia consegue recuperar os dados e descobre que neste pequeno espaço de tempo que estão em Miller, já se passou 23 anos aqui na Terra. Murphy (Jessica Chastain) já está adulta e trabalha com o Professor Brandt na solução equação que permitirá o envio de uma nave gigante para o espaço.
Os dias passam rapidamente e, pouco antes de falecer, o Professor Brandt faz uma revelação bombástica, isso afeta Murphy profundamente.
Enquanto isso, a Endurance continua procurando possibilidades de vida fora da Terra, em um desses planetas, eles encontram o Dr. Mann (Matt Damon). Mas este homem enconde vários segredos e fará de tudo para protegê-lo.
Muita coisa acontece durante o tempo que os astronautas permanecem neste planeta misterioso, na Terra  os anos passam e Murphy (Ellen Burstyn) já está com idade avançada, mas nunca perdeu a esperança de rever seu pai.
O cineasta Nolan já desvendou os truques dos grandes mágicos em "O Grande Truque", invadiu o mundo dos sonhos em "A Origem", mostrou que nossas memórias podem nos enganar em "Amnésia", apresentou um herói atual em "Batman: O Cavaleiro das Trevas" e agora desvenda o espaço.
O epicentro do filme concentra-se no drama familiar, na busca de uma pai tentando salvar sua filha, mas podemos abranger no salvamento de toda a espécie humana que encontra-se em extinção no nosso Planeta. 
Algo muito interessante deste filme é as consequências que são geradas após mexer no tempo, que é o grande protagonista de "Interestelar" O diretor coloca diante de nossos olhos as teorias de Thorne e, estas são assustadoras. Afinal, o que conhecemos de tempo na Terra é totalmente diferente em outros pontos do espaço e tentar adequar a raça humana nessa nova situação, geraria consequências cruéis.
"Interestelar" é um filme para sentir, não apenas assistir e compreender. É é mais uma grande obra no currículo de Christopher Nolan.

Mais detalhes na página do IMDb

Duração: 169 minutos
Gênero: Ficção Científica, Drama, Aventura
Classificação: 10 anos
Minha Nota: 10,0