Filme: "Boyhood - Da Infância à Juventude (2014)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sexta-feira, fevereiro 13, 2015

Filme: "Boyhood - Da Infância à Juventude (2014)"

"Você envelhece e não sente tanto. Você cria resistência."

"Boyhood" é um filme único, nunca houve na história do cinema outra obra semelhante, afinal, foram 12 anos de filmagens. A vida é retratada de maneira simples, porém extraordinariamente. Durante 165 minutos acompanhamos os conflitos e dilemas dos personagens, mas não espere grandes emoções, o que vemos são as trivialidades cotidianas, é como abrir um álbum de fotos antigas e reviver cada momento.

O diretor Richard Linkklater não cria apenas filmes, ele cria marcos na vida de todos os envolvidos no trabalho. Se lançamento aconteceu em 2014.

Ganhou vários prêmios importantes do cinema e foi indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Roteiro Original e Melhor Edição. Venceu na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante.

O cineasta deu início a esta ideia em 2002. Conhecemos Mason (Ethan Hawke) e Olivia (Patricia Arquette), um casal que vive em pé-de-guerra e optam pelo divórcio.
O filhos do casal, Mason Jr. (Ellar Coltrane) e Samantha (Lorelei Linklater) precisam se adaptar à essa mudança. 
Acompanhamos todos os momentos importantes na vida dessas quatro pessoas, principalmente das crianças, as mudanças após o divórcio dos pais, sejam de cidade, escola, comportamento e física. Nos deparamos com dilemas e conflitos juvenis, perdas de amizades, namoros e términos, envolvimento com alcoolismo e drogas ilícitas, e recomeços.
Impossível não se apegar com todos os personagens, pois suas trajetórias são familiares, julgamos suas atitudes, mas rapidamente perdoamos, porque aprendemos a amá-los com seus defeitos e qualidades.
"Boyhood - Da Infância à Juventude" não é melodrama apelativo, não tem diálogos falsos, são simplesmente temas reais, mostrando que a vida de cada expectador é um filme. Vemos a vida como ela é, sem grandes acontecimentos mas com preciosos pequenos momentos.
O diretor Linklater declarou numa entrevista o seguinte: "Eu queria mostrar os momentos de amadurecimento que vemos nos filmes, mas numa produção só. Queria captar como lembramos da vida, como o tempo passa. Não queria uma história dramática, às vezes há momentos dramáticos no filme, como acontece em nossas vidas, mas não é assim na maior parte do tempo. Tentamos ser o mais próximo possível da realidade." E ele conseguiu presentear todos os amantes da sétima arte com esta obra-prima sem igual.
"Boyhood - Da Infância à Juventude" passa a mensagem de que temos que viver o momento, não importa onde estamos ou com quem estamos, temos o dever de tirar o máximo de proveito possível. Certa vez John Lennon citou: "A vida é o que acontece enquanto fazemos planos." Aproveite o seu momento assistindo essa belíssima obra de arte do cinema. Certamente é um filme obrigatório para todos.
Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 165 minutos
Categorias: Drama
Classificação: 12 anos
Minha Nota: 10,0