Filme: "O Gabinete do Dr. Caligari (1920)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, setembro 24, 2014

Filme: "O Gabinete do Dr. Caligari (1920)"

O Gabinete do Dr. Caligari
"The Cabinet of Dr. Caligari" é um belo exemplo do expressionismo alemão. O cenário distorcido e gótico e o jogo de luzes provoca arrepios. É um excelente filme mudo, dirigido por Robert Wiene e seu lançamento aconteceu em 1920.

Uma história muito inteligente, que influenciou o mundo cinematográfico e é referência de incontáveis filmes de suspense e terror que surgiram depois da segunda década do século XX.



A trama inicia com dois homens conversando em um local estranho. Francis (Friedrich Feher) diz ao seu colega que tem uma história horripilante. Uma moça passa por eles e a narração de Francis passa a ser em flashback.
O Gabinete do Dr. Caligari
Em um pequeno vilarejo na região montanhosa da Alemanha, chega o Dr. Caligari (Werner Krauss) com seu acompanhante Cesare (Conrad Veidt). O Dr. Caligari decide apresentar um show na feira da cidade, sobre sonambulismo e afirma que Cesare está dormindo a 25 anos.
O Gabinete do Dr. Caligari
O atendente que conversa com o Dr. Caligari lhe trata de forma rude, e durante a noite é assassinado a punhaladas por um homem misterioso.

No dia seguinte, o doutor anuncia novamente seu show, várias pessoas entram na sua tenda, dentre essas pessoas estão Francis e seu amigo Alan (Hans Heinrich von Twardowski). Cesare faz previsões para o futuro e diz que Alan viverá somente até o amanhecer. Francis começa a suspeitar do Dr. Caligari e,juntamente com a polícia e vão até a casa do doutor, mas não encontram nenhuma evidência de crime.
O Gabinete do Dr. Caligari
Revoltado, o Dr. Caligari ordena que Cesare tire a vida de Jane Olsen (Lil Dagover), noiva de Francis. 
O Gabinete do Dr. Caligari
Cesare invade o quarto da moça durante a madrugada, porém, fica encantado com a beleza de Jane e não consegue matá-la. Jane acorda e luta com Cesare, mas acaba desmaiando. 
O Gabinete do Dr. Caligari
O sonâmbulo pega a jovem nos braços e foge, mas os vizinhos de Jane percebem algo errado e chamam a polícia. Durante a perseguição, Cesare abandona a moça e acaba sendo morto pelos policiais.
O Gabinete do Dr. Caligari
Francis descobre as armações do Dr. Caligari e chama a polícia, mas o doutor foge para as montanhas. Ocorre outra perseguição, todos desistem, mas apenas Francis continua sua busca pelo doutor.
O Gabinete do Dr. Caligari
Nesse momento, Francis reaparece na frente de um hospital psiquiátrico e avista o Dr. Caligari entrar no local. Francis entra e pede informações sobre o doutor, os funcionários levam o jovem até o gabinete do diretor e Francis percebe que se trata do próprio Caligari.
O Gabinete do Dr. Caligari
Francis relata o ocorrido para os funcionários do hospital, estes ajudam o rapaz a investigar o doutor. Eles entram no seu gabinete e descobrem uma história de 1093, em que Caligari era um frade italiano que assassinou várias pessoas. Caligari confessa seus crimes e é preso numa cela do hospital psiquiátrico.
O Gabinete do Dr. Caligari
No entanto, a câmera se abre e o expectador percebe que Francis está sentado no pátio do hospital psiquiátrico. Nesse mesmo local estão Cesare e Jane. Francis pergunta para a moça quando eles vão se casar, mas a moça responde que corações que se amam jamais podem ficar juntos.
O Gabinete do Dr. Caligari
Francis vê o Dr. Caligari entrar no pátio e tenta agredi-lo, mas é contido pelos enfermeiros, que o trancam numa sala. O doutor entra na sala e diz para os enfermeiros que Francis acredita que ele é Caligari, um frade assassino. E descobrimos que toda a narração não passou de alucinações da mente conturbada de Francis.
O Gabinete do Dr. Caligari
"O Gabinete do Dr. Caligari" é o primeiro grande filme de terror da história do cinema. E mesmo quase um século depois do lançamento, o filme rende sustos e muitos arrepios. Os estranhos efeitos de luz e sombra criam um clima sombrio e psicótico.
O Gabinete do Dr. Caligari
O filme entrou para a história do cinema por ser o pioneiro sobre assuntos da psiquiatria, projetando na telona, a ambivalência da mente humana em forma de delírios. 
O Gabinete do Dr. Caligari
O interessante deste filme é que ele relata uma história dentro da história, pois no momento que o espectador imagina ver o Dr. Caligari preso, ele reaparece como diretor do hospital psiquiátrico, enquanto Francis, Jane e Cesare são pacientes do hospital, e estão lá para tratarem de suas mentes conturbadas. "O Gabinete do Dr. Caligari" é um filme de grande importância para o cinema mundial, sendo o primeiro "Cult movie" da história. Recomendo para todos os apreciadores dos gêneros de terror e suspense, pois vale a pena ver como tudo começou.
O Gabinete do Dr. Caligari
Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 78 minutos
Categorias: Terror, Mistério, Fantasia, Clássico, Domínio Público
Classificação: 12 anos
Minha Nota: 10,0