terça-feira, setembro 02, 2014
Filme: "As Três Noites de Eva (1941)"
"O que eu estou tentando dizer é - eu não sou um poeta, eu sou um ofiologista - eu sempre te amei. Quero dizer, eu nunca amei ninguém, além de você."
"The Lady Eve" é um filme do gênero Screwbal Comedy (comédia maluca) dirigida por Preston Sturges. Seu lançamento aconteceu em 1941 e recebeu indicação ao Oscar de Melhor História Original.
É a comédia romântica mais divertida que já assisti, é impossível não dar várias gargalhadas assistindo as trapalhadas do Charles, e é um bom exemplo de que uma comédia inesquecível só precisa de diálogos inteligentes e uma boa história, sem nenhuma apelação ou baixaria.
A história começa quando o jovem ofiólogo Charles Pike (Henry Fonda) retorna para casa depois de passar um ano estudando ofídios na Amazônia. O rapaz é herdeiro de uma grande fortuna e a bordo do navio conhece a bela Jean Harrington (Barbara Stanwyck).
Jean está viajando com o pai Coronel Harrington (Charles Coburn) e Gerald (Melville Cooper), um amigo deles, e juntos formam um trio de golpistas.
O trio tenta tirar proveito da ingenuidade de Charles, mas Jean acaba se apaixonando profundamente pelo rapaz e desiste de aplicar o golpe.
Muggsy (William Demarest) amigo e camareiro de Charles descobre sobre sobre o trio e alerta o jovem. Mesmo apaixonado por Jean, Charles rejeita a moça após descobrir seus planos.
Mas Jean não vai deixar essa rejeição passar em branco. Quando ela chega em Nova York, procura por um vigarista amigo de seu pai e prepara sua vingança.
Em um jantar oferecido pelos pais de Charles, o vigarista se passa por Sir Alfred McGlennan (Eric Blore) e leva a falsa sobrinha Lady Eve, que na verdade é Jean disfarçada.
Todos no evento ficam completamente encantados pela garota, inclusive Charles, que fica impressionado com a semelhança de Eve com a golpista Jean que conheceu no barco.
O rapaz fica atordoado e acaba cometendo as maiores gafes durante o jantar, que renderam em algumas das cenas mais hilárias da história do cinema.
Seu amigo Muggsy tenta alertar Charles que as duas mulheres são na verdade a mesma pessoa, mas o rapaz não ouve e pede a garota em casamento.
Durante a noite de núpcias, a garota começa a revelar seu tórrido passado, repleto de amantes. Charles fica assustado e abandona a moça.
Jean sente-se vingada da rejeição, porém, ainda está apaixonada por Charles e, resolver reconquistá-lo, mas agora se disfarçando de Jean. E Charles cai novamente na história, sem descobrir que Jean e Eve são a mesma pessoa.
"As Três Noites de Eva" teve seu script censurado inicialmente, devido à sugestão de sexo entre os personagens principais, mas acabou sendo liberado pelos moralistas da época. E atualmente, este filme faz parte das melhores comédias de todos os tempos elaborada pela AFI.
"As Três Noites de Eva" é uma obra-prima do cinema e merece ser apreciado. Recomendo para todos.
Mais detalhes do filme na página do IMDb
Duração: 94 minutos
Gênero: Screwball Comedy, Romance, Clássico
Classificação: 10 anos
Nota: 10,0