Filme: "Veludo Azul (1986)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, agosto 13, 2014

Filme: "Veludo Azul (1986)"

Veludo Azul
"É um mundo estranho."

A frase do filme "Blue Velvet" define perfeitamente essa trama. Realmente é um mundo estranho, bizarro e assustador. Sendo este um dos maiores Clássicos Cult de todos os tempos. É daqueles filmes que quando as letrinhas começam a subir na tela, ficamos ali olhando para o nada, tentando digerir tudo o que acabamos de assistir. Psicótico, porém inesquecível. A direção foi de David Lynch e seu lançamento aconteceu em 1986. O filme é um exemplo de neo-noir com elementos de surrealismo. Foi indicado ao Oscar 1987 na categoria de Melhor Diretor.
Veludo Azul
A história inicia em uma pacata cidade do interior dos Estados Unidos com casas brancas, jardins coloridos, crianças brincando no quintal, vizinhos sorridentes e amigáveis, tudo muito bonito e tranquilo na pequena Lumberton. Essa vida perfeita que quase todas as pessoas sonham em ter, acaba sendo depreciativa quando aparecem alguns insetos na grama.
Veludo Azul
Nessa cidade mora Jeffrey Beaumont (Kyle MacLachlan) com sua família. Em um dos seus passeios pelos terrenos baldios, Jeffrey encontra um orelha humana na grama, em estado de putrefação.
Veludo Azul
Com ajuda de Sandy Williams (Laura Dern), o jovem inicia uma investigação para descobrir de quem era a orelha. Jeffrey adentra no tentador e misterioso mundo erótico em que vive a perturbada cantora Dorothy Vallens (Isabella Rosselline) que trabalha em uma boate.
Veludo Azul
O jovem ingênuo acaba conhecendo o sádico e viciado Frank Booth (Denis Hooper). Um homem bizarro, que possui amigos lunáticos.
Veludo Azul
E Jeffrey acaba fazendo parte desse mundo estranho em que o casal depravado vive e, chegará o momento que não terá mais volta.
Veludo Azul
"Veludo Azul" transborda dentro do sarcasmo. O romantismo é cafona, a perversão é um divertimento e as relações sexuais envolvem violência e sadismo. 
Veludo Azul
Após o choque inicial, o filme se torna um verdadeiro deslumbre. Adentramos numa atmosfera fascinante dos grandes Film-Noir. O jogo de intrigas, traições, perversidade e sedução revela o lado mais sombrio e assustador do ser humano. 
Veludo Azul
"Veludo Azul" abre espaço para sensações mistas, sentimos encantamento e horror ao mesmo tempo. Mergulhamos de cabeça nessa jornada insana pelos instintos mais primitivos do ser humano. E a trilha sonora nos envolve nesse clima deprimente e cativante do filme.

Certamente é um filme estranhamente belo, com roteiro muito inteligente e atuações impecáveis. Repleto de detalhes e nuances que a só a era oitentista poderia ter. Merece ser visto e revisto.

Confira mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 121 minutos
Gênero: Drama, Policial, Mistério, Suspense, Clássico, Cult, Neo Noir
Classificação: 16 anos
Nota: 10,0