Filme: "V de Vingança (2005)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

terça-feira, maio 13, 2014

Filme: "V de Vingança (2005)"

V de Vingança (2005)"O barulho é relativo ao silêncio que o procede, quanto mais a absoluta quietude, mas devastadoras as palmas."

Lançado em 2005, "V for Vendetta" foi o filme que inspirou um grupo de Cyber-ativistas: Os Annonymous. Com a direção de James McTeigue e um roteiro muito bem escrito por Lilly Wachowski e Lana Wachowski, com base na graphic novel de Alan Moore e David Lloyd, transformaram o filme num grande sucesso de público e crítica.

A trama se passa no final da década de 2020. O mundo todo encontra-se em guerra e numa crise sem precedentes. Os Estados Unidos não é mais a superpotência e uma pandemia assola o continente europeu.
V de Vingança (2005)
Porém, o Reino Unido permanece estável com um regime autoritário comandado por Chanceler Adam Sutler (John Hurt), um ditador fascista que usa táticas de opressão contra o povo. Ele comanda toda a mídia e as forças de segurança que são lideradas pelo Creedy (Tim Pigott-Smith), este usa o seu poder para sequestrar, torturar e assassinar àqueles que se opõem ao regime opressor.
V de Vingança (2005)
Mas com a aproximação do feriado burlesco do dia 5 de novembro, os "terroristas V" comemoram de maneira explosiva ao som de bombas. E a jovem Every Hammond (Natalie Portman) é salva pelo mascarado "V" (Hugo Weaving) que usa uma máscara de Guiy Fawkes, de um tentativa de estupro.
V de Vingança (2005)
O mascarado leva a moça para assistir a destruição do edifício Old Bailey. Imediatamento, "V" incentiva o povo britânico para se levantar contra o governo. Ele leva Every para o seu esconderijo para que ela fique protegida até chegar o dia 5 de novembro, mas a garota descobre que "V" estava assassinando funcionários do governo e foge, indo parar na casa do seu chefe Gordon Deitrich (Stephen Fry). 
V de Vingança (2005)
Este lhe revela segredos, porém, logo a polícia invade sua casa e prende Every que acaba sendo torturada. Ela recebe um comunicado que será executada caso não revele o paradeiro do "V" e quando ela diz que prefere a morte do que falar qualquer coisa sobre o mascarado, imediatamente ela é solta e acaba descobrindo fatos que fazem com que a garota sinta ódio do seu amigo "V".
V de Vingança (2005)
Enquanto isso, o inspetor chefe da Scotland Yard procura a verdadeira identidade de "V" em um antigo programa de armas biológicas do governo. Contudo, ele descobre que esse programa foi responsável por um vírus chamado "vírus de Santa Maria" que causou a morte de 80 mil pessoas.
V de Vingança (2005)
Com a chegada do dia 5 de novembro, milhares de máscaras de Guy Fawkes são distribuídas, isso provoca um caos na cidade de Londres. E na véspera do dia 5, "V" se encontra com Creedy e é baleado pelos policiais, mas mesmo ferido ele consegue chegar onde Every está e faz uma importante revelação para a garota.
V de Vingança (2005)
"V de Vingança" tem um visual incrível e nos apresenta uma verdadeira aula de sociologia mostrada através da ficção, mas que não deixa de ser a realidade atual. Com certeza, esse filme inspirou muitas pessoas a lutarem por mudanças urgentes nos cenários políticos. Alguns criticam a obra por adotar um discurso de rebeldia, particularmente acho essas críticas um exagero, o filme é anarquista e violento, mas é uma violência necessária para induzir o espectador a refletir sobre as terríveis consequências de um governo totalitário.
V de Vingança (2005)
Segue um trecho do filme: 
"Lembrai, lembrai do cinco de novembro
A pólvora, a traição, o ardil
Por isso não vejo como esquecer
Uma traição de pólvora tão vil."
V de Vingança (2005)

Duração: 132 minutos
Categorias: Ação, Drama, Suspense, Thriller
Classificação: 16 anos
Minha Nota: 10,0