O Exterminador do Futuro (1984): um clássico atemporal - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sexta-feira, maio 16, 2014

O Exterminador do Futuro (1984): um clássico atemporal

O Exterminador do Futuro é um clássico de ação e ficção científica dirigido por James Cameron. O roteiro escrito por Cameron e Gale Anne Hurd é sobre um robô indestrutível enviado ao passado para matar uma mulher que no futuro será a mãe de um líder contra as máquinas. 

Dicas de Filmes Pela Scheila
Linda Hamilton e Michael Biehn em cena no filme "O Exterminador do Futuro"

Sinopse - Conta a história do ciborgue Exterminador T-800 (Arnold Schwarzenegger), transportado no tempo, de 2029 até 1984 para matar Sarah Connor (Linda Hamilton), a futura  mãe de um dos líderes da resistência contra as máquinas. 

O ciborgue então inicia um massacre contra todas as Sarah Connor que encontrou na lista telefônica, mas ele não imagina que um dos participantes da resistência chamado Kyle Reese (Michael Biehn) também volta do futuro para proteger a mulher. O rapaz sabe que se destruir o complexo, tanto ele quanto o Exterminador ficarão presos no passado, sem nenhuma possibilidade de volta.

Reese encontra Sarah e a salva. Os dois ficam refugiados em um hotel, ele revela como sabia que ela era a verdadeira Sarah. A proximidade faz nascer um sentimento e eles engam um relacionamento resultando em um bebê, John Connor, que lá no futuro será o principal inimigo dos robôs. Logo o Exterminador reaparece abrigando os dois a fugir e acompanhamos uma perseguição eletrizante.

Ação e ficção científica na medida certa

O Exterminador do Futuro é um dos maiores clássicos do gênero de ação e bem provavelmente o melhor filme de Arnold Schwarzenegger. O desempenho deles neste filme beira a perfeição. Com seu jeito rude, e sotaque forte, ele dá vida ao ciborgue de uma forma que dificilmente outro ator conseguiria. Linda Hamilton está ótima em seu papel de vítima indefesa. Michael Biehn também entrega uma grande performance. O elenco de apoio também é excelente.

Apesar de ser um filme de baixo orçamento, O Exterminador do Futuro conseguiu atrair multidões aos cinemas graças ao roteiro escrito brilhantemente e a direção competente de James Cameron, que conduziu seu filme com dinamismo e enquadramentos perfeitos. Os efeitos especiais ajudam a elevar o clima de suspense. 

Mesmo passando décadas do lançamento, O Exterminador do Futuro continua tendo muito a oferecer ao público. É um obra-prima que vale a pena ver e rever sempre que possível.

Minha nota: 10/10

Ficha técnica

Título original: The Terminator
Duração: 107 minutos
Gênero: Ficção Científica, Ação, Suspense, Clássico
Classificação indicativa: 14 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 1984