Filme: "O Bebê de Rosemary (1968)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, abril 20, 2014

Filme: "O Bebê de Rosemary (1968)"

"Vamos ter um bebê, tudo bem?"

"Rosemary's Baby" é um dos filmes mais cultuadas do cinema e também uma obra que esconde muitos mistérios, pois o filme é repleto de simbolismos ocultos. Aqui não tem o terror gratuito que vemos em muitos filmes de hoje em dia. O que vemos é uma história inteligente que acompanha Rosemary durante sua jornada de pesadelos, horror e perseguição.

Foi dirigido por Roman Polanski e é baseado no romance homônimo de Ira Levin publicado em 1967. O filme é considerado um clássico dos filmes de terror da década de 60, no entanto, não existe nada aterrorizante nesse filme, mas suspense da melhor qualidade.


No trama acompanhamos o casal Guy Woodhouse (John Cassavetes) e Rosemary Woodhouse (Mia Farrow) que acabaram de se mudar para um novo apartamento.
O Bebê de Rosemary
Alguns dias depois de se mudarem eles conhecem Minnie Castevet (Ruth Gordon) e Roman Castevet (Sidney Blackmer), um casal de idosos inconvenientes que invadem a privacidade do jovem casal.
O Bebê de Rosemary
O maior sonho do casal é ter um bebê e o desejo deles se concretiza, pois Rosemary fica grávida. Mas pouco antes dessa gravidez, a moça tem um pesadelo no qual estava mantendo relações íntimas com uma entidade maligna e ao acordar percebe que está com vários arranhões pelo corpo.
O Bebê de Rosemary
Com o passar dos meses, Rosemary começa a desconfiar que todas as pessoas que estão próximas dela fazem parte de uma seita satânica e querem roubar seu filho. A partir desse momento acontecem inúmeros fatos que deixam Rosemary a beira de um colapso nervoso (deixando o expectador neurótico também). A garota apresenta surtos psicóticos e todos acreditam que ela está enlouquecendo.
O toque macabro na história são os crimes que vem acontecendo no prédio onde Rosemary e o marido moram. 
O Bebê de Rosemary
"O Bebê de Rosemary" é um filme complexo, portanto, não se preocupe se você ficar confuso igual a personagem Rosemary, é normal não saber no que acreditar.

Nesse filme vemos a desconstrução do "modelo de casal feliz" que inicialmente nos são apresentados. Ao longo do filme percebemos que a vida de Rosemary se torna um pesadelo real. Entram em cena temas sobrenaturais como bruxarias, ocultismo, magia negra e seitas malignas.
O Bebê de Rosemary
No entanto, algo terrível e assustador acontece na vida real do diretor Roman Polanski um ano após o lançamento do filme. Sua esposa, Sharon Tate (grávida de oito meses) foi assassinada num ritual macabro por membros da seita liderada por Charles Manson. Tate recebeu 16 facadas e seu sangue foi usado para escrever a frase "Morte aos porcos" e segundo o próprio autor do crime, a atriz implorou para que seu bebê fosse salvo. Esse crime brutal é um dos mais famosos da história dos Estados Unidos.

Outro fato marcante e que não deixa de ser macabro é que 11 anos após a gravação do filme no edifício Dakota, John Lennon foi assassinado por um fã, exatamente na porta do edifício.

Ironia do destino? Talvez, mas uma coisa é certa, jamais devemos brincar com coisas sobrenaturais.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 136 minutos
Gênero: Suspense, Terror, Drama, Clássico
Classificação: 14 anos
Minha Nota: 9,7