Filme: "Nosferatu (1922)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, abril 16, 2014

Filme: "Nosferatu (1922)"

Nosferatu"Nosferatu, eine Symphonie des Grauens" é encantador. Uma verdadeira obra de arte do cinema que foi imortalizada ao longo do tempo. Esse filme alemão foi dirigido por Friendrich Wilhelm Murnai, sendo dividido em cinco atos.

É a primeira adaptação do romance Drácula, de Bram Stoker para o cinema. Existe um remake produzido em 1979 que é "Nosferatu: Phanton der Nacht". Produzido em 1922, suas cenas são incríveis e ainda consegue nos surpreender, sendo um dos filmes mais cultuados de todos os tempos.

No filme acompanhamos o corretor Knock (Alexander Granack) que recebe um convite do misterioso Conde Orlok (Max Schreck). Knock envia seu empregado Thomas Hutter (Gustav von Wangenhen) mas sua esposa Ellen (Greta Schroder) fica muito preocupada com essa viagem do marido.
Nosferatu
Thomas deixa Ellen aos cuidados de Harding (Georg Heinrich Schnell) e vai se encontrar com o conde. Antes de chegar ao Castelo do Conde Olock ele resolve chegar numa pensão e é alertado pelos moradores sobre os perigos vai correr se for visitar o conde.

Mas ele ignora os avisos e continua sua viagem. Após ser abandonado pelo condutor da sua carruagem Thomas é conduzido pela carruagem do conde por uma assombrosa floresta ate chegar no castelo. Ele conhece o conde, um homem sombrio e esquisito.
Nosferatu
No castelo ocorre um pequeno acidente e Thomas percebe que o conde é muito perigoso, mas mesmo assim ele passa a noite no castelo. No dia seguinte Thomas observa que possui algumas marcas no pescoço. O conde acaba vendo um retrato de Ellen, se encanta por ela e aceita imediatamente a proposta, mas isso deixa Thomas temeroso, pois pode estar levando um terrível mal para sua cidade.
Nosferatu
O conde tenta sugar o sangue de Thomas, porém, Ellen pressente e Orlok desiste do seu objetivo, a moça fica em estado de transe. Após esse fato, Thomas decide averiguar o castelo e encontra o conde dormindo dentro de um caixão.
Nosferatu
Thomas foge do castelo e é resgatado por moradores locais. O conde viaja em seu veleiro em direção a cidade de Wisborg e junto com ele vai uma terrível peste que ameaça todos os habitantes da cidade.
Nosferatu
As autoridades encontram um diário de bordo no veleiro e declaram estado de emergência, mas já era tarde demais, a epidemia se alastra rapidamente fazendo inúmeras vítimas. Nem o professor Bulwer (John Gottowt) que é especialista não consegue encontrar um antídoto.

Contudo, Thomas consegue chegar na cidade, trás consigo o "Livro dos Vampiros" e Ellen lê que somente uma moça pura é capaz de deter o maldoso conde. Orlok invade o quarto de Ellen e tenta sugar o seu sangue.
Nosferatu
No entanto, o conde percebe que o amanhecer se aproxima e ao primeiro raiar do sol, o vampiro se transforma em cinzas.

Thomas entra no quarto de Ellen, mas já era tarde demais, sua esposa estava morta, mas diante dessa tragédia acontece algo bom, a peste desaparece da cidade como um passe de mágica.
Nosferatu
"Nosferatu" é uma das maiores raridades do cinema. O jogo de sombras e luzes criam um clima de terror, além do mais, a trilha sonora deixa o clima ainda mais sombrio.

É um filme envolvente, pois como é uma película muda, a sensação é de estar lendo um livro com figuras vivas e cada descrição da nova cena, atiça a nossa curiosidade. Eu assisti esse filme completamente encantada, foi o primeiro filme do cinema mudo que assisti, então dá pra imaginar a minha reação. Foi deslumbramento total.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 94 minutos
Gênero: Terror, Fantasia, Clássico, Domínio Público
Classificação: 12 anos
Minha Nota: 10,0