Filme: "Os Inocentes (1961)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quinta-feira, janeiro 30, 2014

Filme: "Os Inocentes (1961)"

"Nós deitamos meu amor e eu, Sob o salgueiro-chorão, Mas agora deito apenas eu, E choro ao lado da árvore, Cantando salgueiro Wally, Junto a árvores que chora comigo..."

"The Innocents" é um filme produzido em 1961, baseado na Obra Literária "A Outra Volta do Parafuso" (1898), do autor Henry Janes. O diretor Jack Clayton conseguiu criar um ambiente sinistro, e as cenas em preto e branco deixam o clima ainda mais sombrio. Recebeu indicações ao BAFTA nas categorias de Melhor Diretor e Melhor Filme.

Totalmente diferente dos filmes convencionais, esse filme consegue assustar todos que o assistem apenas com o uso de iluminação, música e interpretação, sem precisar fazer uso de cenas com mortes e sangue.

O filme inicia com a tela toda escura e por 45 segundos ouvimos uma música infantil, porém, aterrorizante, que será cantarolada pela garotinha em vários momentos do filme. Em seguida, ouvimos o cantarolar dos pássaros e percebemos a dor de uma mulher que aparece rezando, essa cena só será revelada no final do filme.
Os Inocentes
Esse filme é conduzido com tanta leveza e suavidade que quando menos esperamos, somos sugados para dentro da trama.
Os Inocentes
A história é bem simples, mas com tanta profundidade que ao mesmo tempo que aterroriza, também hipnotiza. A jovem governanta Giddens (Debora Kerr) é contratada por um solteirão aristocrata (Michael Redgrave) para cuidar de seus sobrinhos Flora (Pamela Franklin) e Miles (Martin Stephes) que residem num belo casarão no interior da Inglaterra.
Os Inocentes
Mas esse homem impõe uma condição para a jovem, não incomodá-lo com nenhum problema relacionado com as crianças. A jovem governanta tem total liberdade para tomar todas as decisões. Mas aos poucos, a Srta. Giddens percebe que naquela gigantesca casa havia muitos segredos macabros.
Ela começa a ver duas pessoas na casa, mas segundo as empregadas, essas pessoas já haviam morrido. A governanta desconfia que aqueles espíritos nada amigáveis planejavam algo terrivelmente obscuro com as crianças.
Os Inocentes
E vamos adentrando na história, é impossível saber se as crianças são tão inocentes como parecem ser ou são tão malignas, como parecem ser.
"Os Inocentes" é um dos poucos filmes que realmente conseguiu me assustar, ao ponto de acordar a noite com a impressão que havia alguém na janela do meu quarto me observando. A repetição da canção "Oh Willow Wally" pela garotinha, cria um efeito sinistro, principalmente, quando o segredo é revelado.
As cenas em preto e branco, os vultos que atravessam os corredores à noite ou sorriem descaradamente atrás das janelas é de assustar qualquer pessoa. O horror psicológico vai crescendo e de repente tudo é assustador, até um simples cantarolar dos pássaros.
Assistir esse filme foi uma das experiências mais sinistras que já tive, mas mesmo assim, foi um dos melhores filmes que já assisti, valeu cada minuto repleto de sustos e encantamento. "Os Inocentes" é uma verdadeira obra de arte do cinema. 
Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 100 minutos
Categorias: Suspense, Terror, Fantasia, Espiritualista, Clássico
Classificação: 16 anos
Minha Nota: 10,0