Filme: "Stigmata (1999)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sexta-feira, dezembro 13, 2013

Filme: "Stigmata (1999)"

Stigmata
"O Reino de Deus está dentro de ti e a tua volta; não em palácios de pedra ou madeiras. Rache uma lasca de madeira e Eu estarei lá. Levante uma pedra e Me encontrarás..."

Se você gosta de filmes que exploram conteúdo religioso através do sobrenatural, "Stigmata" é perfeito, além de ser misterioso, possui muitas conspirações que te envolvem do início ao fim. Teve seu lançamento em 1999 e foi dirigido por Rupert Wainwright.

"Stigmata" foi um dos filmes que mais chamaram a minha atenção, a primeira vez que assisti fiquei receosa, pois nunca tinha ouvido falar sobre "stigmas" e muito menos sobre os Evangelhos Apócrifos ou proibidos, muitos anos depois assisti novamente e aí sim, fiz uma varredura pela Internet atrás de artigos relevantes sobre os assuntos relatados no filme e uma das primeiras coisas que fiz foi ler os Evangelhos Apócrifos, principalmente o Evangelho de Tomé, de Nicodemos e de Maria Madalena e através dessas leituras consegui encontrar boa parte das respostas que não havia encontrado em lugar algum.
A trama inicia em Belo Quinto, uma cidade brasileira fictícia onde encontra-se o Padre Andrew Kierman (Gabriel Byrne). Ele recebeu a missão de investigar um fato no mínimo inusitado, a estátua de uma santa derrama lágrimas de sangue, esse fato teve início logo após a morte de um Padre brasileiro.
Stigmata
Durante o velório do Padre, um garoto rouba o rosário que estava sobre o corpo e vende para uma turista. A turista envia o rosário para sua filha Frankie Paige (Patrícia Arquette) que mora nos Estados Unidos.
No entanto, Frankie não dá a mínima para o presente, já que ela se intitula ateia. Passados alguns dias, Frankie começa a sentir inúmeras dores e surgem misteriosas feridas em suas mãos.
Stigmata
Os amigos da garota começam a se preocupar com ela, eles acreditam que ela tentou suicídio. Após surgirem as feridas nas mãos, pouco tempo depois aparecem feridas nos pés. Nesse meio tempo, Frankie acaba conhecendo o Padre Andrew e após examinar as feridas constata-se que a garota está apresentando os "stigmas", chagas idênticas às de Cristo que aparecem em algumas pessoas muito fervorosas. Mas o Padre fica intrigado, pois Frankie não acredita em Deus.
As dores só aumentam e o Padre percebe que se nada fizer, Frankie poderá morrer, pois ela já possui quase todos os stigmas e o último é a lança transpassada. Ao mesmo tempo em que o Padre tenta ajudar Frankie, ele descobre que o seu supervisor, o Cardeal Daniel Houseman (Jonathan Pryce) está encobrindo algo que poderia abalar com as estruturas do Cristianismo. Será que esse mistério terá fim ou é apenas o começo de grandes descobertas?
Stigmata
"Stigmata" é sem dúvida um filme intrigante, cada vez que assisto me deparo com algo novo e me surpreendo.
Recomendo esse filme para todos que gostam de mistério e histórias sobre a religião, principalmente a respeito dos Evangelhos Apócrifos (Evangelhos que não fazem parte da Bíblia), alguns foram descobertas a poucas décadas atrás e vem chamando a atenção dos historiadores e teólogos devido a autenticidade dos manuscritos e pela conservação. A maioria está escrito em aramaico, língua falada por Jesus Cristo, praticamente extinguida na atualidade.
Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 103 minutos
Categorias Terror, Suspense
Classificação: 16 anos
Minha Nota: 9,6