Filme: "O Exorcista (1973)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sábado, novembro 23, 2013

Filme: "O Exorcista (1973)"

O Exorcista (1973)"Que dia excelente para um exorcismo!"

"The Exorcist" foi um marco da história cinematográfica, principalmente no que diz respeito ao terror. Mais de quatro décadas se passaram desde a sua produção, mas a história continua atual. As imagens ficam gravadas na memória, são cenas inesquecíveis que transformaram o filme num dos maiores clássicos de todos os tempos.

O filme é baseado no livro "The Exorcist" de Willian Peter Blatty e centrou-se nos aspectos assustadores dessa obra literária. Teve direção de William Friedkin e seu lançamento ocorreu em 1973. Foi indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Edição, Melhor Fotografia e Melhor Direção de Arte. Venceu nas categorias de Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Som.

O Exorcista (1973)
A trama inicia na cidade de Georgetown, Chris MacNeil (Ellen Burtyn) observa que sua filha Regan MacNeil (Linda Blair) de apenas 12 anos de idade, apresenta mudanças no comportamento. Inicialmente, Chris acredita que as mudanças bruscas de Regan possam ser devido o início da puberdade.
O Exorcista (1973)
Já os médicos alertam de uma possível lesão cerebral, porém, após vários exames, nada de anormal é encontrado. Os dias vão passando e as atitudes esquisitas de Regan só aumentavam, Chris começa a perceber que os médicos nada podiam fazer para ajudar a sua filha e se desespera. Ela recorre para a ajuda espiritual.
O Exorcista (1973)
A jovem mãe busca ajuda do Padre Karras (Jasson Miller) que inicialmente acreditava ser apena um psicose, mas ao analisar o caso mais profundamente, chega a conclusão de que Regan está tendo uma possessão demoníaca por um dos piores demônios já descritos, o Pazuzu.
O Exorcista (1973)
Diante deste fato inesperado, Karras pede ajuda ao Padre Merrin (Max Von Sydow) que possuia vasta experiência em rituais de exorcismo. A medida que a possessão maligna se aprofunda, Regan mostra os piores e mais devastadores sinais de que energias malignas estavam dominando o seu corpo.
O exorcista
As sessões de exorcismo são de tirar o folêgo (confesso que já assisti várias vezes esse filme e toda vez  que assisto sinto calafrios e náuseas). Durante as sessões de exorcismo ocorre um conflito entre o Padre Karras (que encontrava-se desviado de sua fé) e o demônio Pazuzu (que teria o mérito de se apoderar dos hereges).
O exorcista
O cenário gélido e perturbador faz com que a cena do exorcismo de Regan seja inesquecível, suas atitudes levianas deixam a sensação que o mal estava vencendo o bem, principalmente nas cenas que a garota usa o crucifixo para torturar o seu corpo ou da levitação, que na minha opinião é a melhor cena do filme.
O Exorcista (1973)
"O Exorcista" teve várias sequências ao longo dessas últimas quatro décadas que, na minha opinião nem se compara com esse clássico. É um filme muito bom, mas não recomendo para as pessoas sensíveis e impressionáveis, pois as cenas são extremamente fortes e com uma carga de energias negativas muito grande. Uma dica aos corajosos, se ao termino do filme você sentir dores pelo corpo todo, não se assuste, é normal devido toda a tensão provocada durante a narrativa.
O Exorcista (1973)
Confira mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 122 minutos
Gênero: Terror, Clássico
Classificação: 18 anos
Minha Nota: 10,0