Filme: O Pianista (2002) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

terça-feira, outubro 22, 2013

Filme: O Pianista (2002)

Filme: O Pianista (2002)"Como recomeçar a viver tendo apenas a morte atrás de mim? Que energia vital poderia tirar da morte?"

"The Pianist" conta a história verídica do pianista polonês e judeu Wladyslaw Szpilman (Adrien Brody), ele conseguiu sobreviver, porém, cerca de 400 mil judeus poloneses foram estupidamente assassinados em campos de extermínios pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

Foi dirigido por Roman Polanski a partir do roteiro escrito por Ronald Harwood, o filme recebeu indicação ao Oscar nas categorias de Melhor Filme, Melhor Edição, Melhor Fotografia e Melhor Figurino. Ganhou nas categorias de Melhor Diretor, Melhor Ator e Melhor Roteiro Adaptado. Também venceu o Palme d'Or no Festival de Cannes em 2002, ano de seu lançamento, ganhou outros prêmios importantes em Cannes, além de ser premiado em eventos importantes do cinema, como o Cásar e o BAFTA.
Filme: O Pianista (2002)
Quando os nazistas invadiram a Polônia, eles obrigaram todos os poloneses judeus, inclusive Szpilman e sua família a se mudarem para um bairro de judeus cercado por muros, que isolava todos os judeus do restante da população de Varsóvia.
Filme: O Pianista (2002)
Em "O Pianista" acompanhamos como os judeus eram tratados pelos nazistas, menosprezados, proibidos de entrarem em praças, parques e ruas, porque consideravam o povo judeu como um 'povo sujo', é revoltante saber que essas atrocidades aconteceram a menos de 100 anos atrás. Os judeus foram obrigados a usar uma faixa branca no braço com uma estrela de Davi estampada em azul. 
Filme: O Pianista (2002)
Após três anos, todos os judeus do bairro restrito foram transferidos, inclusive a família de Szpilman, com a promessa de um novo trabalho, mas foram enganados, estavam indo para a morte em um campo de extermínio. O pianista Szpilman foi escolhido para trabalhar nas construções, ao final de cada dia os nazistas selecionavam a dedo qual operário seria morto com um tiro na cabeça, medida que "os monstros nazistas" usavam para reduzir o número de poloneses judeus. Szpilman consegue fugir do bairro de exploração dos judeus e recebe ajuda da cantora polonesa Dorata (Emilia Fox), essa moça era fã do pianista na época que ele tocava em Varsóvia.
Filme: O Pianista (2002)
No dia 19 de abril de 1943 ocorreu a primeira reação do povo judeu ao nazismo, no entanto os alemães tinham armas e exterminaram os judeus naquela região. Em 1° de agosto de 1943, a população de Varsóvia se revolta e destrói o hospital onde estavam os nazistas feridos, em contrapartida, a reação dos soldados do Hitler foi de extrema crueldade, praticamente dizimaram a população da cidade, destruindo tudo.
Filme: O Pianista (2002)
Szpilman  consegue se esconder dentro de um porrão, mas o capitão Wilm Hosenfeld (Thomas Kretschamann) o encontra, fica emocionado ao vê-lo tocar piano e decide ajudar o rapaz. Sempre que pode, o capitão leva alimentos para o Szpilman, até lhe da um paletó da potência ariana de presente. 
Filme: O Pianista (2002)
Com a intervenção da Rússia, os soldados nazistas tentam fugir, mas ficam encurralados e são todos capturados. O pianista volta a ser um grande pianista na Polônia. Wladyslaw Szpilman foi um dos sobreviventes do holocausto e viveu em Varsóvia, até falecer no ano de 2000. 
Filme: O Pianista (2002)
"O Pianista" mostra cenas chocantes, dói na alma ver que tantas vidas foram perdidas em nome de poder, status, ganância, ambição, loucura e perversidade. Foi um dos filmes mais tristes que assisti e ainda não tive coragem de rever. Sem dúvida é um grande clássico para jamais ser esquecido.
Filme: O Pianista (2002)

Duração: 150 minutos
Gênero: Biografia, Guerra, Drama, Clássico
Classificação: 14 anos
Minha Nota: 10,0