Filme: "O Iluminado (1980)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, outubro 30, 2013

Filme: "O Iluminado (1980)"

"Este lugar desumano cria monstros humanos."

"The Shining" é um filme que impressiona, capaz de mexer e abalar o psicológico que qualquer pessoa que assista. E não é por menos, esse filme é considerado pela grande maioria da crítica especializada como o melhor filme de terror já produzido pelo mundo cinematográfico. 

O filme é baseado no livro homônimo "The Shining" de Stephen Kin, um dos maiores mestre do suspense. E claro que teve a direção do grandioso diretor Stanley Kubrick, perfeccionista, ousado e inovador, sabia como ninguém escolher a ambientação para dos seus filmes que dirigia, sem contar da trilha sonora deste filme, sensacional e aterrorizante. O filme foi lançado em 1980.

A mistura de suspense e terror psicológico faz com que o coração quase saia pela boca à cada nova cena. Esse filme tem o verdadeiro terror, não é apelativo com cenas de pessoas morrendo esmagadas ou sangue para todo lado, sendo capaz de fazer com que tenhamos vários pesadelos de perseguição e desespero.

O filme relata a transformação de um homem comum, cheio de sonhos, casado, pai de um lindo menino, em um psicopata insano, capaz de matar a sangue frio, sem dó nem piedade, as pessoas que deveria amar e proteger.

Na trama acompanhamos a vida de Jack Torrence (Jack Nicholson), ele é escritor e decide aceitar o emprego de zelador no hotel Overlock. Até aí tudo bem, se não fosse um "simples detalhe", o hotel ficará fechado durante todo o inverno, apenas Jack, sua esposa Wendy Torrence (Shelley Duvall) e seu filhinho Danny Torrence (Danny Lloyd) serão hóspedes deste hotel.
O iluminado
O escritor vê nesse novo emprego a possibilidade de concluir seu mais novo livro, já que sossego não irá faltar. 

Ao chegarem no Overlock, o garotinho vê e sente a presença de habitantes estranhos vivendo no hotel, pois Danny tem o dom da "iluminação", ele consegue prever acontecimentos futuros e rever fatos ocorridos no passado.
O iluminado
Nos primeiros dias a paz reina no lugar, Wendy e Danny aproveitam para conhecer o gigantesco labirinto que existe no jardim e Jack busca inspiração para escrever seu livro. 

Os dias vão passando, Jack não consegue escrever, se irrita por qualquer motivo, as influências negativas que estão no hotel começam a invadir os pensamentos do escritor, colocando más ideias em sua mente. O garotinho percebe isso e tenta alertar seu pai.
O iluminado
A neve começa a cair intensamente e eles tem apenas um rádio transmissor para entrarem em contato com o resto da civilização.

Muitas coisas começam a acontecer, Jack começa a ter delírios e isso altera a sua personalidade, ele se transforma em outro homem. Já o garotinho Danny está brincando pelos corredores do hotel e tem um impulso para entrar no tenebroso "quarto 237". A partir desse momento adentramos no filme junto com os personagens.
O iluminado
Uma sequência de cenas assustadores começam a acontecer, ficamos perplexos com o terror psicológico que sentimos, diálogos aterrorizantes, inúmeros sustos, clima de solidão, o isolamento do hotel, a neve, os gritos, tudo é fator para se assustar.
O iluminado
Vemos diante dos nossos olhos um homem dominado pelo espírito de um assassino (antigo zelador que havia matado toda a família), uma mulher que tenta desesperadamente salva sua vida e de seu filho e uma criança que vê coisas que os olhos comuns não enxergam (a cena das duas meninas assassinadas é considerada a mais aterrorizante da história do cinema).
O iluminado
O iluminado
Senti um desespero muito grande ao assistir esse filme, a sensação de estar dentro da história e não poder ajudar aquela mãe e o seu filho, sentir os meus pés e mãos atados foi a pior sensação que já senti até hoje. Realmente esse filme foi capaz de mexer com o meu psicológico, me deixando agoniada do início ao fim.

O filme mexe com os nossos nervos e transforma o belo hotel num cenário de horror.
O iluminado
"The Shining" foi o melhor filme de suspense e terror que já assisti e realmente merece ser considerado um clássico do terror psicológico.  Filmaço que recomendo para todos que gostam de bons filmes e curtem uma verdadeira obra-prima da sétima arte.

Só uma dica: observe cada ângulo do filme, não se prenda apenas no foco, pois "O Iluminado" é repleto de ocultismo, você só entenderá o filme se captar a sua essência.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 146 minutos
Gênero: Terror, Drama, Clássico
Classificação: 14 anos
Minha Nota: 10,0