sexta-feira, setembro 06, 2013
Filme: "Desejo e Reparação (2007)"
"Para que serve tudo isso? Para que serve a honestidade?"
Falar desse filme é relembrar cenas de um amor assombroso, que atravessou anos e destruiu sonhos. "Atonement" aborda com precisão os horrores da Segunda Guerra Mundial, misturando sentimentos de culpa, arrependimento e esperança.
A história tem início na Inglaterra, no ano de 1935, quando Briony Tallis (Saoirse Roman), nessa época com 13 anos, está eufórica com a chegada do seu irmão Leon Tallis (Patrick Kennedy) e prepara uma peça de teatro para apresentar ao irmão.
Ela é uma menina muito inteligente, porém prepotente e esconde uma paixão secreta por Robbie Turner (James McAvoy), ele trabalha na fazenda, mas Robbie é completamente apaixonado por Cecília (Keira Knightley), sendo correspondido pela moça.
Enquanto Briony prepara a peça, tentando conseguir a atenção dos gêmeos Pierrot Quincey (Felix von Sinson) e Jackson Quincey (Charlie von Sinson), juntamente com a irmã deles, Lola Quincey (Juno Temple), a garota descobre o romance secreto de sua irmã com seu amor secreto Robbie.
Os gêmeos desaparecem e durante a procura ocorre um crime na propriedade, a raiva que Briony sentia de Robbie a deixa cega e ela acusa o rapaz injustamente. Isso destrói o sonho dele de se tornar um grande médico e separa Robbie de sua amada Cecília.
Passaram cinco anos e inicia a Segunda Guerra Mundial, Robbie alista-se no exército britânico para lutar na guerra como alternativa do cárcere.
Ele reencontra Cecília, seu grande amor, que agora é uma enfermeira, ambos trocam juras de amor eterno.
Nesse momento, Briony (Ramona Garai) com 18 anos agora, está completamente arrependida do que fez, sua culpa a consome e ela tenta expiar o pecado de ter separado duas pessoas que se amavam profundamente.
Ela procura Cecília e Robbie para confessar seus erros do passado, mas agora já era tarde demais, a vida já havia traçado outros caminhos para todos e Briony mergulha em labirintos de desespero.
A vida seguiu seu curso, os anos passaram, mas a dor pela culpa que Briony (Vanessa Redgrave) que agora já está idosa, nunca cessou, ela carregou essa culpa por todos os seus erros e o peso da separação de um casal à consumiu até a morte.
"Desejo e Separação" emociona do princípio ao fim, porque vemos vidas destruídas por ações impensáveis. Mesclando romance e suspense, este filme é um épico de guerra que beira a perfeição.
A principal mensagem que o filme passa é, até que ponto nossos desejos nos fazem bem? Temos em nossa consciência a lembrança de cada ação que cometemos, repensar os erros e reparar a culpa pode libertar-nos desse labirinto tenebroso do remorso em que entramos.
Mais detalhes do filme na página do IMDb
Duração: 123 minutos
Gênero: Guerra, Romance, Drama, Mistério
Classificação: 14 anos
Minha Nota: 10,0