Faça Suas Pesquisas Por Filmes, Diretores e Artistas

24/07/2015

Filme: "A Casa dos Maus Espíritos (1959)"

"Os fantasmas estão se movendo esta noite. Estão inquietos, famintos."

"House on Haunted Hill" é um dos grandes clássicos de terror que faz parte da remessa das casas assombradas. Sendo dirigido e produzido pelo cineasta William Castle, este filme de baixo orçamento e baixa metragem (tem apenas 75 minutos de duração), trás o incomparável Vincent Price no elenco. Seu remake é mais conhecido,  "A Casa da Colina", lançado no final dos anos 90. E apesar dessa obra macabra ser de 1959, com escassez de efeitos especiais devido a época, é imensamente superior à refilmagem, como ocorre em 97% dos filmes.

Aqui conhecemos Frederick Loren (Vincent Price), um excêntrico milionário, cujas três primeiras mulheres morreram de forma suspeita (ataque cardíaco, segundo os médicos), que em nome da atual esposa, Annabelle (Carol Ohmart), resolve dar uma festa.
E convida cinco pessoas estranhas, porém escolhidas criteriosamente, para passar uma noite inteira na casa mal assombrada, valendo um prêmio de 10 mil dólares.
O relacionamento entre os Loren é o pior possível. Crises conjugais, troca de insultos, ciúmes doentio, além de tentativas de assassinato de ambas as partes.
Os convidados são: Watson Pritchard (Elisha Cook Jr.), herdeiro da mansão mal assombrada; Lance Schroeder (Richard Long), piloto de testes de aviões; Dr. David Trent (Alan Marshal), psiquiatra interessado em estudar os efeitos da casa mal assombrada no grupo; Ruth Bridges (Julie Mitchum), jornalista que, além da recompensa, quer escrever um artigo sobre fantasmas; e Nora Manning (Carolyn Craig), uma das funcionárias das empresas de Loren.
E mais dois sinistros empregados da casa, Jonas Slydes (Howard Hoffman) e a sua assustadora esposa cega, que consegue causar alguns sustos bem fortes no decorrer do filme.
A proposta era a seguinte: aquele que sobrevivesse, trancado dentro da casa assombrada, levaria o prêmio, visto que, na época era uma pequena fortuna. E, se acaso algum dos participantes da festa viesse a morrer, o prêmio seria dividido entre os sobreviventes.
Mas claro que uma série de acontecimentos bizarros iria acontecer durante a pernoite dos convidados na casa. Candelabros gigantes que despencam, poças de sangue no teto, enforcamento, cabeças decepadas, um fosso de ácido no porão, portas e janelas batendo, um instrumento que toca sozinho, ventos uivantes e muitos trovões, mãos peludas com garras que saem pelas frestas e esqueleto tocando as pessoas. 
"A Casa dos Maus Espíritos" apresenta uma trama envolvente, recheada de mistérios, o clima é sombrio e a reviravolta que ocorre no final é sensacional e fascinante, se tornando inesquecível.
Com certeza este clássico é obrigatório para todos os fãs do gênero. E sempre é um prazer ver a atuação Vincent Price em cena. O filme encontra-se em domínio público devido a uma falha do detentor original dos direitos autorais.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 93 minutos
Gênero: Terror, Mistério, Thriller, Trash, Clássico, Domínio Público
Classificação: 16 anos
Minha Nota: 9,2

Nenhum comentário:

Postar um comentário