Filme: "O Quatrilho (1995)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, junho 21, 2015

Filme: "O Quatrilho (1995)"

''O inferno também existe para os padres."

"O Quatrilho" é o segundo filme brasileiro a ser indicado ao Oscar na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, o primeiro foi "O Pagador de Promessas" de 1962. Foi dirigido por Fábio Barreto sendo baseado no livro homônimo "O Quatrilho", escrito por José Clemente Pozenato. O lançamento aconteceu em 1995.

Apesar da pouca aceitação pelo público e crítica, o filme é muito bom, a história é simples, leve e flui muito bem, conseguindo prender a minha atenção do início ao fim.

A trama se passa no Rio Grande do Sul, em 1910, numa comunidade rural da Serra Gaúcha, composta por imigrantes italianos, oriundos em sua maioria da região do Vêneto.
Na comunidade vivem Ângelo Gardone (Alexandre Paternost) e sua mulher Teresa (Patrícia Pillar). Para conseguir ser bem sucedido, Ângelo se une ao amigo Mássimo (Bruno Campos) casado com Pierina (Glória Pires). Todos passam a morar na mesma casa.
Com o tempo, Teresa começa a se interessar por Mássimo, sendo por este correspondida. Logo os dois decidem corajosamente assumir o seu amor, fugindo para recomeçarem a vida em outra região, deixando para trás seus respectivos parceiros.
Ângelo e Pierina vivem uma experiência dramática e constrangedora, mas continuam a tocar suas vidas sozinhos. A convivência acaba aproximando os dois que se veem apaixonados um pelo outro.
O casal tem que enfrentar os preconceitos da comunidade local, extremamente preconceituosa, mas eles vencem todos os desafios e provam a todos que é possível reconstruir a vida e viver um novo grande amor.
"O Quatrilho" foi um marco para a retomada do cinema nacional, que até então estava paralisado no tempo, produzindo pouquíssimas filmes. 
O diretor Fabio Barreto conseguiu desenvolver a trama com competência e bastante sensibilidade. A trilha sonora, com músicas de Caetano Veloso, e a fotografia de Felix Monti, são simplesmente magníficas. Atuações precisas e convincentes. Gostei do filme e recomendo para todos.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 92 minutos
Gênero: Romance, Guerra, Nacional
Classificação: Livre
Minha Nota: 9,0