04/02/2015

Filme: "Mesmo se Nada der Certo (2014)"

"Existe muito cordão, mas poucas pérolas."

"Begin Again" é um filme mágico, apaixonante, leve e com uma trilha sonora perfeita. Só não gostei da tradução brasileira do título, não tem muito sentido com a história, no mais, é um filme encantador.

Este filme foi uma das grandes surpresas de 2014, pois focou diretamente no mundo das produções musicais, das gravadoras e dos cantores da noite, evitando os clichês que predominam o gênero da comédia. 

O diretor John Carney transformou essa obra, aparentemente previsível, em um filme inesquecível. O mais interessante é, que ao assisti-lo, ficamos embriagados de otimismo, sorrindo e acreditando no amor, sendo que a trama trata justamente do término dos relacionamentos. Recebeu uma indicação ao Oscar na categoria de Melhor Canção com "Lost  Stars" do grupo Maroon 5.

No filme, duas pessoas solitárias acabam se encontrando através da música. Quando Dave (Adam Levine) consegue fechar contrato com uma grande gravadora em Nova York, ele abandona seu passado, inclusive Greta (Keira Knightley), a namorada de longa data e parceira nas composições de músicas.
A moça britânica não confia no próprio talento e se vê perdida após o término do namoro. A vida de Greta desanda e ela passa a contar os dias para volta à sua terra natal.
A jovem divide um apartamento minúsculo com seu amigo, o músico Steve (James Corden). Ambos tocam em bares de Nova York.
E é numa dessas noitadas, que o destino prepara uma grande surpresa para Greta. O produtor musical Dan (Mark Rufallo) encontra-se em crise e enxerga na garota uma grande aposta de sucesso.
A partir desse momento, a vida de Greta vai recomeçar, mas o destino conspira a favor de Dan, que está recém-separado de Mirian (Catherine Keener).
Além do mais, Dan não consegue um contrato verdadeiro para sua filha aolescente, Violet (Hailee Steinfeld), e foi dispensado da sociedade do selo municipal, o qual ele ajudou a fundar. Dan, assim como Greta, encontra-se no fundo do poço.
Agora a vida está dando a oportunidade para ambos de recomeçarem suas vidas. Juntos eles decidem gravar um álbum nas ruas de Nova York, e, passamos boa parte do filme torcendo pelo sucesso desta dupla formidável.
"Mesmo se Nada der Certo" mostra a mágica do cinema que transforma histórias simples em algo extraordinário. Eu diria que é um filme perfeito, com drama na medida certa, humor despretensioso, diálogos excelentes e uma trilha sonora magnifica.
Recomendo para todos, pois é um filme que deixa a alma lavada e um sorriso estampado no rosto.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 104 minutos
Gênero: Musical, Drama
Classificação: 12 anos
Minha Nota: 9,1