28/01/2015

Filme: "Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo (2015)"

"Eu lidero os homens e dou esperança aos EUA."

"Foxcatcher" é um filme interessante, principalmente porque é baseado livremente  numa história real e contou com a direção de Bennett Miller. O filme é um pouco lento, não chegando a ser cansativo, mas as atuações se destacaram bem mais que a história. Apesar de receber muitas críticas negativas, o filme está concorrendo ao Oscar 2015 nas categorias de Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Roteiro Original e Melhor Maquiagem e Cabelo.

Este drama psicológico relata a relação conflituosa entre os lutadores campeões olímpicos Mark (Channing Tatun) e Dave Schultz (Mark Ruffal). Os irmãos sempre lutaram juntos, até Mark receber uma proposta tentadora do excêntrico John Eleuthère Du Pont (Steve Carell), um milionário que construiu um centro de treinamentos com a obsessão doentia de formar campeões.
Atraído pelo excelente salário e pela chance de se tornar campeão famoso, ele finamente vê a oportunidade de sair da sombra do irmão. Mark aceita o convite e, diante disso, se muda para a mansão do milionário.
Du Pont decide apoiar a campanha de Schultz para conquistar o ouro olímpico, além de tentar re-conquistar o respeito e carinho de sua mãe (Vanessa Redgrave).
A proximidade faz com que os dois se tornem grandes amigos. Mark passa a enxergar em seu benfeitor a figura paterna e, assim, se torna cada vez mais dependente da aprovação de Du Pont. 
Entretanto, a personalidade difícil de Du Pont coloca Mark diante de caminhos tempestuosos e muito perigosos. O lutador busca um estilo de vida nada saudável, ameaçando seu futuro na equipe.
Preocupado com o irmão, Dave tenta ajudá-lo, mas Mark acaba se deteriorando psicologicamente devido as pressões impostas por Du Pont.
Enquanto isso, Du Pont começa a focar em cima de Dave, pois este apresenta segurança pessoal inabalável, coisas que nem ele e nem Mark possuíam. 
Disposto a tudo para conseguir atrair Dave para a sua equipe, Du Pont chegará as últimas consequências e, isso ocasionará uma tragédia aparentemente inexplicável.
Existe algo obscuro sobre este trio, como se eles estivessem envoltos em uma névoa que impede o expectador de os observar em toda a sua complexidade e, essa dúvida é resultado de um roteiro preciso e direção impecável.
Outro grande destaque além das excelentes atuações, é a fotografia, nos deparamos com paisagens carregadas de simbolismo e podemos perceber em cada cena a essência emocional dos personagens.
"Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo" é um filme dramático sobre crime, mas também mostra um estilo de vida. A trama inteira possui clima melancólico e perturbador que levará à tragédia, mas não sabemos de onde ela partirá. Definitivamente, drama e crime se misturam nesta obra muito bem conduzida pelo diretor Bennett Miller.
Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 134 minutos
Gênero: Biografia, Drama, Esporte
Classificação: 14 anos
Minha Nota: 9,2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo Correspondente