Uma Relação Delicada (2020): intenso drama húngaro sobre distanciamentos

Uma Relação Delicada é um filme de drama húngaro dirigido por Linda Dombrovszky. O roteiro escrito por Sándor Szélesi e György Somogyi é baseado no romance homônimo de Magda Szabó, publicado em 1963.

Uma Relação Delicada
Ildikó Hámori e Anna Györgyi em cena no filme "Uma Relação Delicada"

Sinopse - Durante um momento difícil, Iza (Anna Györgyi), uma médica dedicada ao trabalho, toma uma importante decisão a mãe, Anna (Ildikó Hámori), que ficou viúva recentemente. Ela vende a casa, a mobília e até o coelho de estimação da mãe e a leva para morar em seu apartamento.

Entretanto, o ato de cuidado da filha se transforma em uma experiência sufocante para a mãe. Longe das coisas que amava, Anna passa seus dias entristecida, ela tenta preencher o vazio que sua vida se tornou com passeios pela cidade, isso desagrada Iza. A relação das duas mulheres entra em colapso.

Uma triste história entre mãe e filha

Muito mais que um filme de arte, Uma Relação Delicada é uma história de amor complexa entre mãe e filha. Uma fatalidade reaproxima as duas mulheres, ambas tem que lidar com as dores do presente ao mesmo tempo necessitam superar as mágoas do passado. 

Apesar do nível de disfuncionalidade ser absurdo, a dinâmica deste filme convida o espectador a refletir sobre uma realidade pouco falada que afeta pais e filhos: o conflito geracional. O choque de gerações pode gerar distanciamento entre as pessoas, mesmo que elas convivam no mesmo ambiente. 

Em Uma Relação Delicada cada confronto entre mãe e filha é repleto de significados. Notei que havia resquícios de um amor incompreendido, onde palavras não ditas e coisas inacabadas criaram uma relação vazia de sentimentos saudáveis. O que vemos neste filme é uma frieza desconcertante. É difícil não ficar indiferente com tamanha falta de sensibilidade da filha, por outro lado, fica claro que havia motivos maiores que apenas um conflito de gerações. Talvez a mãe tenha sido narcisista.  

Uma Relação Delicada é um drama brilhante, com atuações convincentes, sobre um tema oportuno, que deixa um amargor sufocante em todos que ousarem assistir esta obra de arte vinda lá da Hungria.

Ficha técnica

Título original: Pilátus
Duração: 74 minutos
Gênero: Drama
Classificação indicativa: Livre
País de origem: Hungria
Ano de lançamento: 2020

Comentários