Nocaute (2015): sobre autodestruição e redenção - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

segunda-feira, julho 03, 2023

Nocaute (2015): sobre autodestruição e redenção

Nocaute é um filme de drama esportivo dirigido por Antoine Fuqua, de O Culpado (2021) e O Protetor (2014). O roteiro foi escrito por Kurt Sutter.

Nocaute
Jake Gyllenhaal e Rachel McAdams em cena no filme "Nocaute"

Sinopse - Conhecemos Billy Hope (Jake Gyllenhaal), que está no auge da sua carreira de boxeador. Sem nunca ter perdido uma luta sequer, Billy, criado em orfanatos na cidade de Nova York, conseguiu tudo através do esporte. Ele é casado com Maureen (Rachel McAdams), que conheceu quando ambos viviam no orfanato e tem uma filha, Leila (Oona Laurence). A família mora em uma enorme mansão e o casal tem uma vida de luxo, regrada à festas badaladas.

Entretanto, um terrível golpe do destino faz o boxeador perder a esposa, Leila é levada pelo Serviço Social, sua casa e seus bens são tomados pelo banco, e Billy volta às ruas, se entregando à bebidas e drogas. Consequentemente ele perde o amor e respeito da própria filha.

Encontrando-se no fundo do poço, pede ajuda para um experiente treinador, Tick Wills (Forest Whitaker) para treiná-lo, este reluta mas acaba aceitando a proposta. Billy quer recuperar sua vida, sua dignidade e, principalmente, o amor da pequena Leila.

Não é apenas um filme de boxe

Nocaute foi um filme que me surpreendeu bastante, principalmente por tratar-se de um tema comum em filmes de esporte. Quando comecei a assistir pensei que fosse mais um filme sobre boxeadores e superação, é sobre isso e muito mais, é um história contada de maneira diferente e muito bem contada. Não sei se sou sentimental demais, mas o filme conseguiu me levar às lágrimas em diversos momentos.

As cenas de ação, envoltas de lutas impressionantes e a carga dramática que consegue demonstrar todo o sofrimento pelo qual os personagens passam, elevam consideravelmente o patamar do filme. Além de me emocionar em diversos momentos, torci pelo personagem como se fosse uma luta de verdade, Jake Gyllenhaal está impressionante no papel de lutador, tanto no físico muito bem preparado, quanto nas sequências dentro do ringue.

Em uma situação parecida com a do personagem, algumas pessoas optam pelo caminho mais fácil e acabam se autodestruindo. Em Nocaute acompanhamos a redenção de Billy Hope, o destino lhe golpeou traiçoeiramente, porém, ele conseguiu dar a volta por cima e ir em busca daquilo que era seu por direito.

Nocaute é um filme que indico sem ressalva, não mostra apenas lutas violentas, vai além, mostra como uma tragédia pode desencadear uma depressão e levar um campeão ao nocaute (isso vale para todas as profissões).

Ficha técnica

Título original: Southpaw
Duração: 124 minutos
Categorias: Esporte, Drama, Ação
Classificação: 14 anos
País de origem: Hong Kong, Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 2015