Moloch (2022): um perturbador drama familiar holandês - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, julho 12, 2023

Moloch (2022): um perturbador drama familiar holandês

Moloch é um filme de terror sobrenatural holandês dirigido por Nico van den Brink que co-escreveu o roteiro junto de Daan Bakker.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Sallie Harmsen em cena no filme "Moloch"

Sinopse - O filme segue Betriek (Sallie Harmsen), uma mulher viúva que é mãe de Hanna (Noor van der Velden), de sete anos. Elas moram na casa dos pais de Betriek, Elske (Anneke Blok) e Roelof (Fred Goessens), à beira de um pântano de turfa, no norte da Holanda.

A tranquilidade da região é quebrada quando um grupo de arqueólogos encontram uma mulher fossilizada ligada a uma lenda local. A partir daí coisas estranhas começam a acontecer no entorno do pântano.

 Depois de receber um visitante inesperado na calada da noite, Betriek decide investigar o que está causando essa anormalidade na região. Com a ajuda de Jonas (Alexandre Willaume),líder do grupo de pesquisadores, ela descobre que o pântano é amaldiçoado e que os moradores do entorno são perseguidos por um espírito maligno. Conforme avança nas investigações, Betriek tem sua sanidade levada ao limite quando revelações sombrias sobre rituais de sacrifício oferecidos Moloch a veem à tona.

Um conto popular triste e perturbador

Moloch é um bom conto de terror sobre lendas folclóricas da Holanda. O enredo é sólido, mescla elementos de terror sobrenatural com horror psicológico. Apresenta alguns momentos tensos, outros assustadores, mas na maior parte do tempo é um filme melancólico. A ambientação campestre contribui para aumentar a sensação que algo ruim está para acontecer com aquela família. E, não demora muito para que revelações sombrias surjam revelando um passado triste e horripilante. 

A história se desenvolve lentamente, às vezes é demasiadamente lenta, o que deixa o filme mais longo do que parece ser. Isso não quer dizer que o filme seja desinteressante, pelo contrário, a história me manteve conectada até o final. Talvez não vai agradar quem busca por algo mais frenético, mas quem optar por assistir não vai se arrepender, Moloch é bem escrito e atuado. A reviravolta no final é impactante e perturbadora, eu não esperava por aquele final. 

Ficha técnica

Título original: Moloch
Duração: 99 minutos
Gênero: Terror
Classificação indicativa: 12 anos
País de origem: Países Baixos
Ano de lançamento: 2022