O Despertar (2011): uma elegante história de fantasmas - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quinta-feira, junho 08, 2023

O Despertar (2011): uma elegante história de fantasmas

O Despertar é um thriller de terror sobrenatural dirigido por Nick Murphy, de Laços de Um Crime (2012). Murphy co-escreveu o roteiro junto com Stephen Volk.

O Despertar
Rebecca Hall e Dominic West em cena no filme "O Despertar"

Sinopse - A história se passa no início dos anos 20 e nos apresenta a escritora Florence Cathcart (Rebecca Hall), uma cética que desvenda fraudes sobrenaturais em seus livros. Logo depois de seu namorado ir para a Primeira Guerra Mundial e perder a vida nos campos de batalha, Florence dedica sua vida em ajudar os policiais a desmascararem charlatões que enganam as pessoas se passando por médiuns espíritas.

Certo dia, Florence recebe a visita de Robert Mallory (Dominic West), ele é professor de um colégio interno e procura a "caça-fantasmas" para ajudar a solucionar a morte de um menino na escola, ocorrida três semanas antes.

Pouco antes de morrer, o garotinho afirmou que havia visto o fantasma de um menino que vagava pelos corredores do colégio. Ao chegar no colégio, Florence é recebida por Maud (Imelda Staunton), governanta do local e também fã da escritora. Até certo ponto, foi fácil para Florence solucionar a morte do menino, no entanto, havia algo mais naquele colégio e isso começou a intrigá-la.

Florence resolve ficar mais alguns dias no colégio. Começam as férias, todos os garotos vão para casa com seus pais, exceto Tom (Isaac Hempstead Wright), cujo os pais moravam na Índia. A partir desse momento, muitos fatos inexplicáveis começam a acontecer e Florence percebe que suas teorias estão sendo desmascaradas.

Florence passa a ser testada por forças sobrenaturais que habitam o local, até chegar no seu limite e, é nesse momento que a história tem uma reviravolta incrível, a escritora recorda o seu passado, que devido a um trauma de infância, estava bloqueado. Assim vamos juntando as peças do quebra-cabeça e descobrimos algo impressionante em seu desfecho. 

Entre mistérios e fantasmas

O Despertar é um filme britânico elegante, com fotografia e figurinos impecáveis, além é claro de um roteiro muito bem amarrado e ótimas interpretações. O filme soa confuso às vezes por causa das complicações que surgem ao longo da trama, mas nada que seja muito complexo ou indecifrável, só exige um pouco mais de atenção. A reviravolta no final impressiona por não ser habitual.

Embora tenha alguns clichês do gênero, O Despertar é um filme de terror que apresenta uma história de fantasmas com certa originalidade.

Ficha técnica

Título original: The Awakening
Duração: 107 minutos
Gênero: Terror, Suspense, Mistério, Drama
Classificação indicativa: 14 anos
País de origem: Reino Unido
Ano de lançamento: 2011