Loving: Uma História de Amor (2016): o amor venceu o racismo - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, junho 25, 2023

Loving: Uma História de Amor (2016): o amor venceu o racismo

Loving: Uma História de Amor é um filme de drama biográfico dirigido por Jeff Nichols, de Amor Bandido (2013), O Abrigo (2011) e Separados Pelo Sangue (2007). O roteiro co-escrito por Nichols com  a colaboração de Nancy Buirski conta a história real do casal Loving, ambos viveram uma linda história de amor, considerada proibida pelas autoridades do Estado da Virgínia, no EUA.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Joel Edgerton e Ruth Negga em cena no filme "Loving: Uma História de Amor"

Sinopse - O ano é 1958. No auge dos conflitos raciais nos Estados Unidos, Richard (Joel Edgerton) e Mildred (Ruth Negga) decidem se casar escondido das autoridades do estado da Virgínia, onde moravam, e onde o casamento inter-racial era proibido por lei. 

Apaixonados, o casal decide então se casar em Washington, porém, quando retornam à Virgínia, Richard e Mildred recebem voz de prisão dentro da própria casa, e são mandados para a cadeia pelo ato de se casarem. Começa então uma longa luta do casal por seus direitos civis, numa trajetória sempre marcada pelo preconceito, pela intolerância, e pelo imenso amor que sentem um pelo outro.

Uma poderosa história de amor 

Loving: Uma História de Amor causou bastante estranheza no público, geralmente espera-se que as pessoas que lutam por uma causa sejam mais comunicativas e, vemos aqui justamente o contrário. Richard é completamente introvertido, fala pouco e quase nunca mostra um sorriso. Mildred não é muito diferente, muito tímida e fala quase sempre olhando para o chão. E foi exatamente essa peculiaridade que chamou minha atenção, um amor tão intenso que foi capaz de mudar a constituição americana, poderia sim ser introspectivo e ainda assim transbordar sentimentos.

É um filme extremamente relevante por ter sido ambientado em um momento delicadíssimo da história americana. A competência do trio Jeff Nichols, Joel Edgerton e Ruth Negga merece aplausos, em nenhum momento a produção força o choro fácil, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas pelo casal e retratadas no filme. Ficamos com um nó na garganta, uma revolta que vai crescendo à medida que vamos acompanhando o jogo de absurdos no qual o casal é arremessado, que continuamente passam a ser presos, perseguidos e ameaçados pelas autoridades por simplesmente se amarem e não terem a mesma cor de pele. 

Além da direção competente e das atuações sublimes, vale destacar a a extraordinária trilha sonora é sutil, nada intrusiva, aparecendo sempre como complemento e a fotografia magnífica que faz o espectador desejar entrar dentro do filme.

Em resumo, Loving: Uma História de Amor é um filme intimista que revela suas delicadezas através dos silêncios. Que mesmo contido transborda intensidades. Uma história real que evidência o companheirismo, ressalta o respeito mútuo, luta pelo amor livre de qualquer preconceito e nos deixa com uma vontade imensa de viver um amor assim, forte e verdadeiro.

"Ele cuidou de mim!"

Ficha técnica

Título original: Loving
Duração: 123 minutos
Gênero: Biografia, Drama, Romance
Classificação indicativa: 12 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 2016