A Espuma dos Dias (2013): uma doce e sombria história de amor - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sexta-feira, junho 02, 2023

A Espuma dos Dias (2013): uma doce e sombria história de amor

A Espuma dos Dias é um romance de fantasia do diretor Michel Gondry, de Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (2004). O roteiro co-escrito por Gondry junto de Luc Bossy é uma adaptação do romance homônimo de Boris Vian, publicado em 1947.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Romain Duris, Audrey Tautou e Omar Sy em cena no filme "A Espuma dos Dia"

Sinopse - Colin (Romain Duris) é um rapaz rico e despreocupado, que nunca precisou trabalhar. Bastante tímido, ele nunca teve sucesso com as mulheres, até ser apresentado a Chloé (Audrey Tautou) durante uma festa. Colin encontra nela algo que o completa e isso faz com que ele comece a fazer planos para o futuro.

Apesar de um primeiro encontro desastroso, os dois se apaixonam e se casam. O casal está sempre cercado pelos amigos Nicolas (Omar Sy), um cozinheiro talentoso, Chick (Gad Elmaleh), um intelectual fascinado pelo filósofo Jean Sol-Partre e a extrovertida Alise (Aïssa Maïga).

Os dias do casal são repletos de felicidade. A convivência a dois proporciona a Colin uma felicidade que ele nunca havia experimentado. No entanto, tudo começa a desabar depois que Chloé recebe o diagnóstico de uma grave doença que, silenciosamente, tomara o interior de seu peito. Ela foi diagnosticada com uma flor de lótus crescendo dentro do seu pulmão.

Rapidamente o amor idealizado e os planos para o futuro dão lugar a uma sensação de que a vida acabara de entrar em uma contagem regressiva. O tratamento exige o uso de diversos medicamentos e a aplicação de centenas de flores, levando Colin à falência e a amizade do grupo acaba entrando em crise.

A partir daí a fragilidade dos planos de Colin fica evidente à medida que a doença de sua esposa se agrava. Vamos acompanhando o definhamento de Chloé através de metáforas visuais que nos conduzem a uma experiência totalmente incomum. Aqui, o absurdo deixa de ser novidade e passa a ser encarado com o olhar da repetição, que pouco a pouco lhe transforma em algo trivial, quase banal.

O surrealismo está por toda parte

Certamente, este filme provoca um estranhamento inicial no espectador mais desavisado, pois as referências ao surrealismo são gritantes. Dividido em duas partes, a primeira é cheia de cores, tudo alegre e esplendoroso, onírico como um sonho, já a segunda parte é trágica, saímos das cores vibrantes e adentramos em um mundo composto por tons de cinza, que apesar de lindo, é sombrio e se assemelha aos pesadelos.

A Espuma dos Dias tenta transmitir de maneira singela, uma mensagem sobre o aceitamento diante da morte e o medo da vida perder seu brilho quando uma pessoa querida se vai ou se prepara para ir. Acredito que o filme conseguiu realizar seu feito, narrando de uma maneira fantástica a incapacidade que temos de sustentar a motivação quando a vida prepara suas peripécias proporcionadas.

O filme nada mais é que a história de uma tragédia anunciada. Desde o início da trama sabemos que Chloé está condenada e o que vamos ver é sua morte chegando lentamente. Entretanto, o que mais surpreende nesta obra é que não vemos apenas a morte da personagem, mas a decomposição de tudo a sua volta, um lindo sonho que vai aos poucos se transformando em um terrível pesadelo.

Embora A Espuma dos Dias não seja uma obra-prima do cinema, é um filme muito bonito visualmente que encanta e assusta e vai além do universo surrealista. Não é um filme doloroso, daqueles que nos deixam devastados emocionalmente, mas instiga a pensar sobre os acasos que a vida teima em nos oferecer.

Ficha técnica

Título original: L'écume des jours
Duração: 131 minutos
Gênero: Comédia, Romance, Drama, Fantasia
Classificação indicativa: 14 anos
País de Origem: França, Bélgica
Ano de lançamento: 2013