Chamas da Fúria (2021): um conto sombrio sobre opressão - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quinta-feira, maio 04, 2023

Chamas da Fúria (2021): um conto sombrio sobre opressão

Chamas da Fúria é um filme policial austríaco feito para a TV que faz parte de uma série de filmes rurais. Foi dirigido por Catalina Molina que dirigiu Em Águas Agitadas (2019) e Assassinato na Cachoeira (2016). O roteiro escrito por Molina e Sarah Wassermair é baseado em uma história de Manfred Baumann.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Stefanie Reinsperger, Manuel Rubey e Simon Schwartz em cena no filme "Chamas da Fúria"

Sinopse - Uma série de incêndios criminosos tem ameaçado a tranquilidade dos moradores de um edílico vilarejo do  estado de Salzburgo. Quando um corpo carbonizado é encontrado nos escombros queimados de um casa abandonada, a policial Franzi Heilmayr (Stefanie Reinsperger) chama seu colega e amigo Martin Merana (Manuel Rubey) para auxiliar na captura do criminoso.

Ao identificar a vítima, os policiais descobrem que se trata do universitário Basti, filho do comandante do corpo de bombeiros Andreas Moser (Simon Schwartz). A primeira suspeita recai sobre Marlis Hochgatterer (Christina Trefny), uma antiga paixão de Martin.

Mais tarde, Franzi começa a suspeitar que seu pai (Peter Strauss) saiba mais do que diz sobre o incendiário. Ela o convida para ir até o estabelecimento de Hannes Fenks (Thomas Mraz) para conversarem, mas ele é irredutível e não revela o que sabe, deixando a jovem policial furiosa. 

Enquanto isso, a adolescente Sophie Fenks (Annika Wonner), filha de Hannes, rouba a bolsa de Franzi atrás de documentos da investigação. Seu amigo Theo Jagner (Nils Doktormann) acaba preso por ser considerado o principal suspeito. Entretanto, um novo incêndio acontece enquanto o rapaz está na cadeia, o que deixa Franzi e Martin intrigados. 

Drama social intenso

Chamas da Fúria é bom filme que faz parte da série de filmes "Landkrimi" ou "crimes pelo país" filmados em lugares edílicos da Áustria. Até o momento foram produzidos 35 filmes, todos abordam algum caso criminal com bastante humor, tensão e boa carga dramática envolvendo questões sociais relevantes

Quem gosta de um bom mistério de assassinato, mas nada muito complexo, vai gostar de assistir Chamas da Fúria, um thriller policial que se diferencia dos outros filmes do gênero, aqui sabemos quem é o culpado desde o princípio (a primeira cena é reveladora), no entanto, tentar descobrir a motivação dos crimes e se o assassinato foi acidental ou proposital é um jogo interessante. Enquanto a dupla de policiais do filme buscava pistas que os levassem ao incendiário, eu coletava informações que ajudassem a entender os motivos de tais atos.

Embora seja um filme feito para TV, Chamas da Fúria tem um roteiro bem estruturado, com personagens enigmáticos e diálogos afiados. Um dos pontos fortes desse filme são os contornos sombrios e opressivos de alguns personagens. A beleza do vilarejo contrasta com a frieza dos seus moradores, todos se conhecem, mas ninguém estende a mão para o seu próximo. Já havia reparado esse detalhe nos outros filmes que assisti da série. 

Ficha técnica

Título original: Das Flammenmädchen
Duração: 90 minutos
Gênero: Policial, Drama
Classificação indicativa: 14 anos
País de origem: Áustria
Ano de lançamento: 2021