Ainda Estamos Aqui (2015): nunca provoque um espírito - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

segunda-feira, maio 15, 2023

Ainda Estamos Aqui (2015): nunca provoque um espírito

Ainda Estamos Aqui é um filme de terror escrito e dirigido por Ted Geoghegan, de Brooklyn 45 (2023) e Mohawk (2018).

Dicas de Filmes Pela Scheila
Barbara Crampton e Andrew Sensenig em cena no filme "Ainda Estamos Aqui"

Sinopse - Ambientado no final dos anos 70, o filme conta a história do casal Anne (Barbara Crampton) e Paul Sacchetti (Andrew Sensenig), que desolados após a morte do filho Bobby em um trágico acidente de carro, decidem se mudar para uma uma cidade interiorana. Anne está depressiva e passa a sentir a presença do filho na nova casa.

Os vizinhos fazem uma visita para alertar que a casa é habitada por espíritos da família Dagmar, expulsos da cidade depois que os habitantes descobriram que eles estavam enganando seus clientes ao vender os cadáveres e enterrar os caixões vazios. A casa era a antiga funerária da cidade.

Um pouco impressionada, mas não convencida, Anne convida seus amigos espiritualistas, May (Lisa Marie) e Jacob Lewis (Larry Fessenden) para uma visita. Ao chegarem na casa, May sente a presença de algo muito forte na casa, que não é o espírito de Bobby. Todos saem para jantar na única lanchonete da cidade.

Enquanto isso, Harry (Michael Patrick) chega com sua namorada Daniella (Kelsea Dakota) na casa, eles veem a casa vazia e decidem entrar. No entanto, algo assustador ataca o casal. May sente que algo aconteceu com seu filho, então todos decidem retornar para a casa e não veem nenhum sinal de Harry ou de sua namorada.

No dia seguinte, Anne e May vão às compras, enquanto elas estão fora, Jacob decide fazer uma sessão para chamar o espírito de Bobby, porém, ele traz algo terrível e incontrolável que encontra-se sedento de vingança.

Terror no estilo Lovecraftiano

Ainda Estamos Aqui é um filme interessante, não pela história clichê, mas pela caracterização setentista. A fotografia e os cenários cobertos de neve transmitem agonia e opressão, lembrando o clássico O Iluminado (1980) em diversos momentos. As atuações são competentes, todo o elenco está de parabéns. A trilha sonora também é boa, remete à várias sensações: medo, agonia, pavor.

Particularmente não gostei quando foi introduzido gore e violência, na minha opinião o filme perdeu sua essência. O desfecho também deixou a desejar, imaginei um final diferente do que foi apresentado. E, apesar das falhas, Ainda Estamos Aqui consegue se destacar dentro do gênero de terror.

Ficha técnica

Título original: We Are Still Here
Duração: 84 minutos
Gênero: Terror, Mistério
Classificação indicativa: 16 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 2015