A Morte do Demônio: A Ascensão (2023): ressurgimento da franquia clássica - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, maio 07, 2023

A Morte do Demônio: A Ascensão (2023): ressurgimento da franquia clássica

A Morte do Demônio: A Ascensão é um filme de terror sobrenatural escrito e dirigido por Lee Cronin. É o quinto filme da franquia Evil Dead.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Alyssa Sutherland, Lily Sullivan, Morgan Davies, Gabrielle Echol e Nell Fisher em cena no filme "A Morte do Demônio: A Ascensão"

Sinopse - O filme inicia mostrando três jovens em uma cabana à beira do lago, mas algo horripilante ocorre com eles. Logo depois conhecemos Beth (Lily Sullivan), uma guitarrista que ao descobrir que está grávida fica sem chão, ela decide visitar sua irmã Ellie (Alyssa Sutherland) e os sobrinhos Danny (Morgan Davies), Bridget (Gabrielle Echol) e Kassie (Nell Fisher). Ela fica horrorizada ao descobrir que a irmão está morando em um decadente complexo de apartamentos em Los Angeles.

Enquanto isso no estacionamento, após um abalo, as crianças encontram alguns artefatos religiosos, incluindo um livro, enterrado no subsolo. Danny pega os objetos com a intenção de vendê-los para ajudar sua mãe, mas sem saber, ele libera uma poderosa entidade demoníaca que se apodera do corpo de Ellie.

A partir daí Ellie se transforma em uma criatura aterrorizante que ameaça e ataca seus próprios filhos. Todos no apartamento entram em desespero, os vizinhos da família tentam ajudar as crianças, mas são atacados ferozmente por uma Ellie possuída.

Tinha os ingredientes, mas não usou o tempero

Assisti sem grandes expectativas, não sai decepcionada, mas também não vi nada surpreendente. A Morte do Demônio: A Ascensão não é tão aterrorizador como foram os primeiros filmes da franquia. Reconheço que é um filme bem feito, com muito sangue e corpos dilacerados para todos os lados, porém, senti falta do humor característico dos filmes anteriores, principalmente dos clássicos oitentistas Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio (1981) e Uma Noite Alucinante (1987). 

Entendo que A Morte do Demônio: A Ascensão tenta se destacar com o público de sua geração através da brutalidade, mas acho que tirar os elementos cômicos não é o caminho. Em termos de sanguinolência e carnificina, considero o remake de 2013 mais impactante, na época que assisti A Morte do Demônio fiquei bastante impressionada.

Em A Morte do Demônio: A Ascensão os efeitos são bons na maior parte do tempo, as atuações também são eficientes, mas os personagens são desagradáveis, não me preocupei em nenhum momento com seus destinos, nem a garotinha conseguiu despertar minha empatia. 

Por fim, A Morte do Demônio: A Ascensão é um filme de terror que se destaca dentro do gênero com o público mais jovem, no entanto, os mais saudosistas (como eu) vão terminar de assistir desapontados. Talvez eu seja muito exigente em relação aos ressurgimentos das franquias clássicas de terror, mas eu queria ver mais criatividade, ousadia e humor. E é isso!

Ficha técnica

Título original: Evil Dead: Rise
Duração: 96 minutos
Gênero: Terror
Classificação indicativa: 18 anos
País de origem: Estados Unidos da América, Nova Zelândia, Irlanda
Ano de lançamento: 2023