Diário Proibido (2008): drama intenso sobre um transtorno grave - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, abril 05, 2023

Diário Proibido (2008): drama intenso sobre um transtorno grave

Diário Proibido é um filme de drama romântico espanhol dirigido por Christian Monina. O roteiro escrito por Cuca Canals foi baseado no livro Insatiable da autora francesa Valérie Tarsso, publicado em 2003.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Belén Fabra em cena no filme "Diário Proibido"

Sinopse - A trama segue Valérie Tasso (Belén Fabra), uma jovem mulher com um ótimo emprego. Entretanto, sua estabilidade é somente no financeiro porque sua vida pessoal é totalmente às avessas. Ela é uma ninfomaníaca e esse transtorno transforma sua vida íntima em uma avalanche de emoções. Val costuma anotar  suas confissões íntimas em um diário.

Quando sua adorada avó Marie (Geraldine Chaplin) sofre um ataque cardíaco, Val fica desesperada porque sua querida "abuela" é sua melhor amiga e também confidente. Infelizmente Marie não se reestabelece da doença, vindo a falecer. 

Sozinha na vida, Val tem um surto de carência e se apaixona perdidamente por Jaime (Leonardo Sbargglia), um bem sucedido empresário. Ela acredita que encontrou o homem de seus sonhos. Enquanto isso, ela consegue um emprego com o italiano Harry (Xavi Corominas) em uma casa de moda.

Tudo parecia perfeito até que seu conto de fadas se torna um terrível pesadelo, Jaime é bipolar e suas mudanças de humor acabam transformando o príncipe encantado em um psicopata violento. Depois de muitas brigas e sofrimento, o casal se divorcia, mas Val está afundada em dívidas e resolve se tornar garota de programa em um luxuoso bordel, na sua visão não seria algo tão ruim por ser viciada em sexo. No entanto, situações constrangedoras e momentos humilhantes a fazem repensar suas prioridades.

 Quando o fundo do poço parece um lugar agradável 

Diário Proibido é um conto erótico e melancólico sobre uma garota que foi parar no fundo do poço, mas conseguiu reunir forças para sair de lá e reconstruir sua vida. O filme aborda um tema polêmico com bastante sensibilidade. Acredito que a maioria das pessoas desconhece a gravidade do transtorno hipersexual, conhecido também por ninfomania. É um transtorno psiquiátrico sem razões biológicas que expliquem a sua origem. O sexo torna-se uma doença, um vício destrutivo semelhante a outras drogas.

Através da personagem Val acompanhamos a autodestruição de uma mulher que vivia no céu e desceu até o inferno na busca incontrolável de saciar seus desejos mais promíscuos. Diário Proibido mostra com realismo a frieza que existe no submundo do sexo, onde humilhação e satisfação sexual caminham de mãos dadas. 

É um filme erótico, tem muitas cenas de nudez artístico, mas acima de tudo é um filme triste, terminei de assistir refletindo sobre a facilidade de uma pessoa cair no submundo e o quanto é difícil sair de lá. Recomendo Diário Proibido para quem tem a mente aberta.

Ficha técnica

Título original: Diario de Una Ninfómana
Duração: 101 minutos
Gênero: Drama, Romance
Classificação indicativa: 18 anos
País de origem: Espanha
Ano de lançamento: 2008