Infinity Pool (2023): uma história de estranhezas

Infinity Pool é um filme de terror e ficção científica escrito e dirigido por Brandon Cronenberg, filho de David Cronenberg, o mestre do horror corporal. 

Dicas  de Filmes Pela Scheila
Mia Goth e Alexander Skarsgård em cena no filme "Infinity Pool"

Sinopse - O filme segue James Foster (Alexander Skarsgård), um romancista sem sucesso que é casado com Em Foster (Cleopatra Coleman), filha do dono da editora que publicou seu livro. O casal está curtindo as férias em Li Tolqa, um país fictício à beira-mar. 

Enquanto toma sol, ele é abordado por uma fã, Gabi Bauer (Mia Goth), que o convida para um jantar. Na manha seguinte, Gabi, seu marido Alban Bauer (Jalil Lespert), o romancista e sua esposa dirigem para o interior do país, mesmo alertados que é estritamente proibido que turistas saiam do resort. 

Depois de um dia regado a bebidas alcoólicas, eles voltam para o hotel. A imprudência de James gera consequências trágicas, ele atropela e mata um homem local. Sem raciocinar diretor, o grupo decide ocultar o fato da polícia. No entanto, o romancista acabo preso e condenado a morte. Porém, o país tem uma regra de justiça incomum, com o pagamento de uma taxa de alto valor, um clone do condenado é providenciado para que morra no local do verdadeiro culpado.

James paga o valor exigido e assiste de camarote sua duplicada ser morta no seu lugar. Em fica horrorizada com aquela situação e decide sair imediatamente daquele lugar. James decide ficar por mais uma semana. Gabi apresenta a ele um grupo de turistas condenados que todo ano voltam ao país para cometer diversos crimes afim de ver seus clones serem mortos no lugar. A partir daí, James embarca em uma viagem alucinante, regrada de bebidas alcoólicas, libertinagem e crimes hediondos.

Exageradamente bagunçado

Infinity Pool é um filme exagerado. Tenta ser abstrato, mas erra na dose de estranhezas. É desagradável na maior parte do tempo. O roteiro não acrescenta nada de relevante na temática de clonagem, apenas joga na tela algumas situações "brutais" envolvendo os clones. A falta de carisma dos personagens não permite que desenvolvamos empatia por eles, são todos desprezíveis e dignos de reprovação. Em nenhum momento me importei com seus destinos. 

Por outro lado, o filme é bem atuado. Mia Goth é a estrela do filme, ela brilha como Gabi, uma mulher desprovida de humanidade. Já Alexander Skarsgård não foi bem aproveitado, seu personagem tinha potencial para ser muito mais. O visual do filme também merece ser destacado. Infinity Pool é lindamente filmado, proporcionando ao espectador uma viagem impactante, que surpreende em alguns momentos e choca em outros. 

Apesar de gostar bastante de filmes artísticos, Infinity Pool não me agradou. A história é muito bagunçada para o meu gosto. Não é um filme ruim, é bem dirigido e atuado, mas talvez eu tenha colocado muitas expectativas demais.

Minha Nota: 5.0/10

Ficha técnica

Título original:
 Infinity Pool
Duração: 117 minutos
Gênero: Terror, Ficção Científica, Mistério
Classificação indicativa: 18 anos
País de origem: Canadá
Ano de lançamento: 2023