Decisão de Partir (2022): neo-noir coreano hipnotizante

Decisão de Partir é um romance policial sul-coreano dirigido por Park Chan-wookO roteiro co-escrito por Park junto de Chung Seo-kyung conta a história de um detetive que se apaixona pela principal suspeita de um crime.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Park Hae-il e Tang Wei em cena no filme "Decisão de Partir"

Sinopse - Quando o corpo de um alpinista é encontrado em um penhasco, o experiente detetive Hae-jun (Park Hae-il) é chamado para investigar o caso. Logo ele constata que trata-se de assassinato e a principal suspeita é a viúva do morto, Seo-rae (Tang Wei), uma charmosa imigrante chinesa. 

Hae-jun é casado com Mee-jee (Jung Yi-seo), mas ao conhecer Seo-rae, sua vida vira de ponta cabeça. Isso porque o detetive fica encarregado de vigiar a suspeita e essa aproximação desperta um sentimento amoroso por ela, havendo uma certa reciprocidade por parte dela.

As evidências vão surgindo na mesma proporção que a paixão vira obsessão. Conforme os dias passam, uma nebulosa nuvem de névoa baixa sobre a vida dos dois e a decisão de partir talvez seja a única solução.

Uma história de amor carregada de nuances

À princípio, Decisão de Partir parece ser um mistério de assassinato, mas conforme a história avança descobrimos que se trata de um filme intrincado, onde cada cena desencadeia um turbilhão de emoções e sensações no espectador. O filme tem todos os elementos de neo-noir e o mistério que ronda os personagens vai sendo revelado pouco a pouco.

Diferente dos outros filmes de Park Chan-wook onde o uso da violência é uma das suas características mais marcantes, um exemplo disso é a trilogia da vingança composta pelos filmes Ms. Vingança (2002), Oldboy (2003) e Lady Vingança (2005) que são altamente violentos. Decisão de Partir é mais palatável, mas isso não quer dizer que seja um filme fácil de assistir, o roteiro tem uma complexidade singular onde cada evento pode tomar rumos imprevisíveis. 

Os personagens são tão nebulosos quanto a névoa que acompanha a ambientação. Park Hae-il e Tang Wei dão vida a um dos casais mais enigmáticos do cinema. A química crível entre eles ajuda a passar mais veracidade de seus sentimentos. Apesar de ser um pouco contido, Decisão de Partir ainda é um filme sensual, não da mesma forma que vemos em A Criada (2016) onde a sensualidade é explicita, aqui a sensualidade está nos olhares e gestos.

Por ser longo e ter menos violência, Decisão de Partir não agrada todos os fãs do cineasta. Entretanto, quem assistir vai concordar que é um filme bem feito, lindamente filmado e atuado com maestria. Por fim, minha experiência assistindo Decisão de Partir foi hipnotizante.

Minha Nota: 10/10

Ficha técnica

Título original:
 Heojil Kyolshim
Duração: 139 minutos
Gênero: Drama, Mistério, Policial, Suspense
Classificação indicativa: 16 anos
País de origem: Coreia do Sul
Ano de lançamento: 2022