Baby Ruby (2022): sobre os desafios de ser mãe - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sábado, fevereiro 11, 2023

Baby Ruby (2022): sobre os desafios de ser mãe

Baby Ruby é um filme de suspense psicológico escrito e dirigido por Bess Wohl. Conta a história de uma mulher que não estava preparada para a maternidade.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Noémie Merlant em cena no filme "Baby Ruby"

Sinopse - O filme segue Jo (Noémie Merlant), uma vlogger e influenciadora de mídias sociais que está grávida de seu primeiro filho. Enquanto espera ansiosa por seu bebê, ela faz postagens exaltando esse momento sublime que está vivendo. 

Depois que a pequena Ruby nasce, Jo simplesmente desaparece das redes sociais, deixando suas seguidoras curiosas. O motivo para o sumiço na versão dela, é que a bebê exige dedicação total. No entanto, Jo desenvolveu uma depressão pós-parto. 

A jovem mãe passa a ter alucinações terríveis que a fazem duvidar das boas intenções de seu marido Spencer (Kit Harington) e da sogra Doris (Jayne Atkinson). Jo começa a acreditar que todos estão conspirando contra ela, inclusive sua bebê. Em um ato de desespero, ela pega Ruby e sai sem rumo, mas acaba sofrendo um grave acidente de carro.

A maternidade às vezes é assustadora

Baby Ruby não é o tipo de filme que vai agradar todos que assistirem porque não é exatamente um filme de suspense, apesar de conter alguns elementos do gênero, também não é propriamente um drama. Não sei qual gênero o definiria melhor, só sei que é um filme altamente aflitivo e com reviravoltas assustadoras. 

Acompanhar a protagonista descer em um espiral de loucura é arrepiante e doloroso ao mesmo tempo. Quanto mais ela luta para dar o melhor de si para sua bebê, mais seu desiquilíbrio mental se agrava. Noémie Merlant faz um trabalho brilhante, sua Jo é cativante a assustadora. Kit Harington também está ótimo como marido atencioso que espera que sua esposa volte a ser como era antes do parto. 

Assistir o filme é uma experiência no mínimo angustiante. Jo não tem certeza de nada, nós como meros espectadores também não. Os cortes bruscos aumentam a dúvida se aquilo que ela vive é realidade ou paranoia. 

Embora Baby Ruby tenha suas falhas, ainda assim é um filme bem elaborado que desmistifica a maternidade como algo mágico. Vale a pena assistir, mas eu não assistiria novamente. O choro interminável do bebê conseguiu me perturbar, terminei de assistir bastante irritada. 

Ficha técnica

Título original: Baby Ruby
Duração: 93 minutos
Gênero: Suspense, Drama
Classificação indicativa: 16 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 2022