Dica de Filme: Euforia (2017) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Dica de Filme: Euforia (2017)

Euforia é um drama forte e impactante sobre uma difícil escolha, provavelmente a mais difícil de todas. Foi escrito e dirigido por Lisa Langseth. 

Euforia (2017)
Eva Green e Alicia Vikander em cena no filme "Euforia"

Sinopse -Emilie Thompson (Eva Green) convida a irmã Ines (Alicia Vikander) para fazer uma viagem com ela para um lugar secreto na Europa. Apesar de estarem afastadas, ambas tem muita coisa em comum. Ines aceita, ela tem enfrentado um desgaste emocional por causa das críticas negativas sobre sua última exposição de artes e quer espairecer. As duas ficam hospedadas em um hotel de luxo. 

Na manhã seguinte, Emilie e Ines viajam rumo ao local secreto. Chegando lá, Ines fica desapontada, pois trata-se de uma propriedade no meio da floresta. Elas são recepcionadas por Marina (Charlotte Rampling), uma idosa bastante simpática que as acompanha até a pousada. 

Ines fica perturbada quando descobre o verdadeiro motivo da irmã estar naquele local. A vontade de sair da propriedade se mistura com a indignação por Emilie não tem lhe confidenciado seus dramas. As duas se confrontam por diversas vezes. Feridas do passado são reabertas. Ao conhecer o simpático Sr. Daren (Charles Dance), Ines começa a compreender a decisão da irmã e a opção por aquele lugar.

No fim, somos todos patéticos


Não li nada antes de assistir e fui pega de surpresa, o título engana, pelo menos não foi nada do que imaginei que fosse. Euforia é um filme doloroso que aborda um tema controverso. Jamais vou julgar quem opta pela escolha que a Emilie fez, só quem sente suas dores sabe até onde é capaz de suportar, por outro lado compreendo perfeitamente a visão de Ines, nem sempre é fácil entender certas escolhas.

Euforia é um drama sério que traz à tona complexidades emocionais que vão além da da nossa mera compreensão. O enredo não é original, já vimos outros filmes abordando essa temática, mas o diferencial está nos belos cenários bucólicos do interior da Europa e nos confrontos das duas irmãs. Eva Green e Alicia Vikander estão ótimas em seus personagens, passando veracidade em cada fala e gesticulação. 

Por ser um filme lento, introspectivo e sem reviravoltas, nem todos vão gostar da forma como é conduzido. Euforia é uma meditação sobre o verdadeiro sentido da vida, também é sobre culpas e arrependimentos. É um filme bem feito e atuado com emoção, mas não recomendo para pessoas melancólicas ou que estão enfrentando graves enfermidades.

Minha nota: 7.9/10
O filme é: Pungente; Existencial


Ficha  técnica

Título original: Euphoria
Duração: 104 minutos
Gênero: Drama, Mistério,
Classificação indicativa: 16 anos
País de origem: Alemanha, Reino Unido, Suécia
Ano de lançamento: 2017