Aterrorizante (2016): sobre um palhaço maléfico - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sexta-feira, outubro 28, 2022

Aterrorizante (2016): sobre um palhaço maléfico

Aterrorizante é um slasher sangrento que não economiza nas cenas de violência gratuita. O diretor e roteirista Damien Leone expande seu curta-metragem homônimo de 2011 e traz para a telona um dos palhaços mais horripilante do cinema.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Catherine Corcoran e David Howard Thornton em cena no filme "Aterrorizante"

Sinopse - As amigas Tara (Jenna Kanell) e Dawn (Catherine Corcoran) vão para uma festa de Halloween, ao retornarem para casa percebem que estão sendo seguidas por um homem vestido de palhaço. Mais tarde, as duas mulheres descobrem que os pneus do carro foram furados. Tara liga para sua irmã Vicky (Samantha Scaffidi) para ir buscá-las.

Enquanto esperam, Tara entra em um prédio abandonado para usar o banheiro. Lá dentro, ela encontra o palhaço que as seguia e descobre que ele se chama Art (David Howard Thornton) e é um serial killer. Ela presencia sua melhor amiga Dawn ser mutilada pelo palhaço. Pouco depois, Vicky chega ao local para buscar a irmã e se depara com cenas assustadoras.

Slasher totalmente irracional

Aterrorizante é um filme altamente perturbador. Difícil assistir sem se sentir desconfortável durante algumas cenas. A violência gratuita se faz presente praticamente no filme todo. Art não é apenas o palhaço assassino mais medonho do cinema, mas também é o mais violento. 

Considerando o baixo orçamento, Aterrorizante é um filme bem feito, não economiza no gore e os efeitos e maquiagem são excelentes. Mas o que me incomoda neste filme (também na sua sequência) é a falta de motivação dos assassinatos. Art mata aleatoriamente, ele não escolhe suas vítimas por alguma motivo e isso realmente me incomoda. Sei que é um filme onde nada deve ser levado a sério, mas eu não consigo ficar indiferente assistindo um filme tão brutal.

Embora tenha feito bastante sucesso na época do lançamento, Aterrorizante está longe de ser um grande filmes de terror. Não tem enredo, os personagens são genéricos e os diálogos não fazem nenhum sentido. O excesso de brutalidade é desagradável de ver, por isso não recomendo para pessoas sensíveis e impressionáveis. Sua sequência, Aterrorizante 2 consegue ser ainda mais insano.

Ficha  técnica

Título original: Terrifier
Duração: 85 minutos
Gênero: Terror, Suspense
Classificação indicativa: 18 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 2016