Trem Noturno para Lisboa (2013): sobre encontros e desencontros - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quinta-feira, setembro 08, 2022

Trem Noturno para Lisboa (2013): sobre encontros e desencontros

Trem Noturno para Lisboa é um thriller romântico cativante sobre a aleatoriedade da vida. Foi dirigido por Bille August a partir do roteiro de Greg Latter e Ulrich Herrmann, baseado no livro homônimo de Pascal Mercier

Dicas de Filmes Pela Scheila
Jeremy Irons em cena no filme Trem Noturno para Lisboa

Sinopse - Na trama, conhecemos o professor suíço Raimund Gregorius (Jeremy Irons) que parece tão morto quanto o latim que ensina para desinteressados adolescentes em Berna. Partidas de xadrez solitárias e o trabalho são suas únicas atividades. Mas sua vida muda radicalmente quando ele avista uma mulher de casaco vermelho prestes a pular de uma ponte. Ao salvá-la da morte, Raimund vê a possibilidade de renascer.

Depois que ele presta ajuda à jovem e a leva consigo até o colégio, ela desaparece, deixando apenas seu casaco e um misterioso livro. Escrito em português, e de um autor desconhecido chamado Amadeu do Prado.

O livro acaba chamando a atenção de Raimund, principalmente quando ele vê que aquilo que está escrito é tudo o que ele gostaria de dizer ao mundo mas nunca disse. Ele sente como se tivesse escrito aquele livro e esquecido em algum lugar. Dentro do livro ele encontra ainda uma passagem de trem para Lisboa.

Decidido a encontrar o autor do livro, ele pega o primeiro trem rumo à capital portuguesa, onde fica hospedado em um lugar muito bonito de Lisboa. Ao conversar com pessoas que tiveram alguma experiência próxima com o autor do livro, Raimund vai descobrindo coisas interessantes sobre o passado do mesmo, adentrando dentro de um espiral de mistérios.

Durante sua juventude, um pouco antes de escrever a obra, Amadeu de Prado fazia parte da resistência revolucionária de Portugal, onde junto com alguns amigos e conhecidos planejava às escondidas uma série de planos contra o governo fascista da época.

Através de flashbacks, acompanhamos a vida de Amadeu na militância e principalmente seu caso de amor com Estefânia (Melánie Laurent), outra revolucionária, que acaba gerando um triângulo amoroso definitivo para o fim de sua carreira política.

Uma viagem de autodescobertas

Descobri a existência desse filme por acaso, resolvi assisti e não me arrependi, a história é muito bonita e poética. É um verdadeiro 'tapa na cara' e dois 'socos no estômago' de quem re-vive a história dos outros numa tentativa de esconder sua própria insegurança.

Trem Noturno para Lisboa traz uma história cativante sobre encontros e desencontros na encantadora cidade de Lisboa. A história vai se movendo entre o passado e o presente, e vai acrescentando camadas hipnotizantes sobre a arte de viver. No decorrer do filme, o professor vai lendo trechos do livro, o que faz o filme ganhar ares poéticos em grande parte das cenas.

Algumas pessoas não gostaram do filme se passar em Portugal e ser falado em inglês, particularmente não vejo isso como defeito, afinal, cumpriu muito bem o seu papel, mostrando uma história poética e envolvente e ainda conseguiu despertar a minha vontade de ler o livro.

Com direção competente, atuações excelentes, uma fotografia belíssima e trilha sonora encantadora, Trem Noturno para Lisboa é sem  dúvida, um dos filmes mais bonitos e poéticos produzidos em 2013. 

"A vaidade é uma forma ignorada de estupidez."

Ficha técnica

Título original: Night Train to Lisbon
Duração: 111 minutos
Categorias: Suspense, Romance, Mistério
Classificação indicativa: 14 anos
País de origem: Portugal, Alemanha, Suíça
Ano de lançamento: 2013