quarta-feira, setembro 21, 2022
Mar do Norte (2021): sobre um desastre ambiental
Mar do Norte é um filme-catástrofe norueguês dirigido por John Andreas Andersen, mesmo diretor de Terremoto (2018) e Inferno na Ilha (2010). O roteiro foi escrito por Lars Gudmestad e Harald Rosenløw-Eeg.
Sinopse - Quando o governo norueguês decidiu explorar os campos de petróleo do Mar no Norte, não imaginava que a natureza um dia ia cobrar a conta. 50 anos depois, as consequências ambientais começam a se manifestar quando uma rachadura se abre no fundo do oceano, colapsando uma plataforma.
Mais tarde, Sofia fica sabendo que seu companheiro, Stian (Henrik Bjelland), ainda está em uma plataforma de petróleo e a empresa não fará nada para resgatá-lo. Desesperada, ela terá que lutar contra todas as adversidades para salvar seu amado antes que seja tarde demais.
Uma boa ideia que foi mal executada
Mar do Norte é um filme-catástrofe mediano que poderia ter sido melhor. A história é interessante, fala sobre um desastre ambiental causado pelo homem, algo crível de acontecer. O enredo traz uma mensagem pertinente que se fosse trabalhada de uma maneira mais realista, o resultado seria mas satisfatório.
Os efeitos CGI são ótimos, mas ritmo oscilante, os clichês vívidos e as atuações típicas de filmes de desastre deixam a trama desinteressante. Houve mais foco no resgate que nas forças destruidoras do evento, fato este que deixa o filme com a sensação de ser mais do mesmo. No geral, Mar do Norte mais decepciona que impressiona.
Ficha técnica
Título original: Nordsjøen
Duração: 104 minutos
Gêneros: Ação, Suspense, Drama
Classificação indicativa: 12 anos
País de origem: Noruega
Ano de lançamento: 2021