Levada da Breca (1938): uma comédia maluca excepcional - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, setembro 21, 2022

Levada da Breca (1938): uma comédia maluca excepcional

Levada da Breca é uma comédia maluca excelente do diretor Howard Hawks. As situações pelas quais os personagens passam são impagáveis e os diálogos são excepcionais. Com certeza é um dos filmes mais engraçados de todos os tempos. 

Dicas de Filmes Pela Scheila
Katharine Hepburn e Cary Grant em cena no filme "Levada da Breca"

Sinopse- O paleontólogo David Huxley (Cary Grant) resolve jogar golfe para agradar o seu oponente e, dessa forma, facilitar a doação de 1 milhão de dólares para o museu onde trabalha. Há anos ele está tentando montar o esqueleto de um brontossauro.

Durante a partida de golfe, ele conhece Susan (Katharine Hupburn), uma inconsequente herdeira. Ela resolve se casar com David e para mantê-lo por perto, arquiteta algumas situações que acabam saindo do controle, transformando a vida pacata do pesquisador numa sucessão de problemas e loucuras.

Susan tem um leopardo no seu apartamento em Nova York, ela ganhou o animal do seu primo que enviou do Brasil e vai usá-lo para manter o rapaz por perto. No entanto, o casal acaba deixando o felino escapar dentro da propriedade da tia de Susan.

Para piorar a situação de David, a tia de Susan é a pessoa que irá doar o dinheiro para o museu, o problema é que Susan falou para sua tia que David tem problemas mentais, além de ter dado outro nome ao rapaz. E se não bastasse todos esses problemas, o cachorrinho de estimação da tia de Susan enterra no jardim, o último osso que David usaria para terminar o esqueleto do brontossauro. 

O casal resolve cavar todo o jardim da casa da milionária Elizabeth Random (May Robson). Eles também precisam encontrar o leopardo, porém, ao lado da propriedade havia um circo, e Susan, sem querer, acaba libertando um leopardo muito bravo. Devido a essas confusões, o casal acaba sendo preso, mas eles conseguem deixar o delegado e os policiais malucos. As confusões não param por aí...

Uma preciosidade das comédias malucas

Levada da Breca é o extremo da comédia, é um filme bobinho e ao mesmo tempo tem diálogos rápidos e inteligentes. Um filme sublime, dirigido com maestria, escrito com perfeição e interpretado por um elenco estelar. A fotografia é charmosa e acolhedora. As situações são bobas, mas tão engraçadas que impossível não dar boas gargalhadas das aventuras de Susan e David. Katharine Hepburn e Cary Grant tem uma química incrível que contagia a todos. O desfecho é o melhor de todos os tempos, terminei de assisti-lo sem fôlego de tanto rir. 

O filme é um dos maiores exemplos de Screwball Comedy, um gênero esquecido que merece ser redescoberto. E aconteceu uma ironia do destino, pois na época do seu lançamento foi um fracasso de bilheteria, e atualmente, é considerada uma das melhores comédias de todos os tempos. Levada da Breca é uma verdadeira comédia maluca. Um filme formidável e inebriante que merece ser redescoberto por todos os amantes da sétima arte. 

Ficha técnica

Título original: Bringing up Baby
Duração: 102 minutos
Gênero: Screwball Comedy, Comédia Romântica, Clássico
Classificação indicativa: Livre
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 1938