Sequestro: Inocência Roubada (2021): retrato perturbador sobre tráfico de crianças - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, agosto 21, 2022

Sequestro: Inocência Roubada (2021): retrato perturbador sobre tráfico de crianças

Sequestro: Inocência Roubada é um drama policial polonês dirigido por Patryk Vega, de Bad Boy (2020), Morte às Seis da Tarde (2018), Pitbull (2005). O roteiro foi co-escrito por Vega com colaboração de Olaf Olszewski.

Sequestro: Inocência Roubada
Piotr Adamczyk e Julia Wieniawa-Narkiewicz em cena no filme Sequestro: Inocência Roubada

 Sinopse - O filme começa com o sequestro da pequena Ola (Jessica Sara Witenko) de apenas 4 anos, na Polônia, perto da fronteira com a Rússia. Sua mãe, Marta (Marieta Zukowska), vai atrás dos sequestradores, mas é impedida de cruzar a fronteira pelo policial Robert Goc (Piotr Adamczyk), que alega excesso de velocidade.

Assolado pela culpa, Robert promete a Marta que não vai descansar até encontrar Ola e entregá-la sã e salva a sua mãe. Enquanto os anos passam, o policial solitário concentra suas buscas em cidades ucranianas, até que finalmente encontra Ola (Julia Wieniawa-Narkiewicz).

Robert tenta se aproximar da menina, mas descobre que ela sofreu uma lavagem cerebral assustadora. E, enquanto enfrenta pedófilos desprezíveis, o policial faz uma terrível constatação sobre si mesmo que o atormentará pelo resto da vida.

O destino horrível das crianças traficadas  

Sequestro: Inocência Roubada não é um filme fácil de assistir, é sombrio e perturbador. Os diálogos são pesados e algumas cenas são nauseantes. O enredo cru e realista adentra no submundo do tráfico sexual de crianças e, aos poucos vai elucidando o paradeiro das crianças desaparecidas na Polônia, mas a realidade mostrada no filme pode acontecer em qualquer outro país. 

Algumas tramas paralelas não fazem muito sentido ou talvez a ideia do diretor seja justamente quebrar a sombriedade e tornar o filme mais palatável. De qualquer forma, Sequestro: Inocência Roubada é um filme poderoso e impactante que serve de alerta para os pais, é preciso cuidar das crianças porque pedófilos estão sempre à espreita e, ao menor descuido, eles agem sorrateiramente. Por onde essa raça de gente ruim passa deixa muito sofrimento e destruição.

Antes de assistir tenha em mente que Sequestro: Inocência Roubada está longe de ser um entretenimento, o filme desperta sentimentos ruins como ódio, ira e asco, mas é uma reflexão necessária para os dias atuais.

Ficha técnica

Título original: Small World
Duração: 117 minutos
Gênero: Policial, Drama, Suspense, Ação
Classificação indicativa: 16 anos
País de origem: Polônia
Ano de lançamento: 2021