Filme: Watcher (2022) - Dicas de Filmes Pela Scheila

sexta-feira, 1 de julho de 2022

Filme: Watcher (2022)

"Watcher" é um ótimo thriller psicológico lançado em 2022. Escrito e dirigido por Chloe Okuno, tem como base um roteiro original de Zack Ford.

O filme segue o casal Francis (Karl Glusman) e Julia (Maika Monroe) que vão morar em Bucareste, capital da Romênia. Enquanto ele passa o dia todo fora trabalhando, ela fica no apartamento que alugaram. De sua grande janela, Julia percebe que alguém no prédio vizinho a observa.  

Quando Julia descobre que um serial killer vem fazendo vítimas na redondeza, sua desconfiança sobre o misterioso observador só aumenta. Com medo de estar ficando paranoica, ela passa a fazer passeios pela cidade para espantar a solidão. No entanto, ela sente que está sendo seguida. Julia conta o ocorrido para o seu marido, mas Francis nitidamente não acredita nela. Única pessoa que houve sua história é Irina (Madalina Anea), sua vizinha. 

Certa noite, Julia acena para o homem misterioso e este acena de volta. Ela chama a polícia. Francis acompanha o policial e descobre que o homem que mora naquele apartamento se chama Daniel Weber (Burn Gorman). 

Ainda intrigada, Julia segue Daniel pela cidade, ela descobre que o homem é zelador de um clube de strip, o mesmo local onde Irina trabalha. Depois disso, Julia não v:ê mais sua vizinha. Bastante preocupada, ela pede ajuda a Cristian (Daniel Nuta), ex-namorado de Irina. Ele não consegue contato com a dançarina, isso deixa Julia em pânico.

Após sair de uma festa desastrada, Julia encontra Daniel no metro. Enquanto trocam algumas palavras, Julia nota algo suspeito na sacola de compras do homem. Retornando ao prédio, ela nem imagina o que estava a sua espreita.


Melhor pecar por excesso de desconfiança


"Watcher" tem uma premissa básica, sem grandes surpresas no enredo, no entanto o filme se destaca dos demais por apresentar ao público uma trama palpável. A história é ficcional, mas poderia perfeitamente acontecer na vida real. Seja aqui no Brasil ou lá na Romênia, ninguém está livre de ser alvo de algum vizinho indiscreto. Observadores podem estar em qualquer lugar.

O filme segue a linha entre o medo sufocante e a paranoia crescente deixando o espectador em dúvida sobre a saúde mental da protagonista. Em alguns momentos pensei que era apenas delírios devido o isolamento, já em outros acreditei piamente que ela estava sendo perseguida por um serial killer. Em ambos os casos senti uma agonia sufocante, típica dos filmes de Hitchcock. 

Talvez "Watcher" não agrade quem busca um filme de sustos ou com muita ação. Aqui as coisas acontecem lentamente, sem atropelos, mas a tensão é constante. O roteiro é bem escrito e multifacetado, somos induzidos a questionar o que vemos e também o que é sugerido. 

Outro ponto que merece ser destacado é as atuações. Maika Monroe entrega uma performance crível, ela consegue transpassar ao público os medos da personagem através dos gestos e olhares. O final, embora pessimista, é perfeito, deixando que nossa imaginação conclua o que viria a seguir. Assistir "Watcher" foi uma experiência agoniante e fascinante do início ao fim.

Duração: 91 minutos
Categorias: Thriller, Terror, Drama
Classificação: 16 anos
Watcher (2022)
TENSO; PUNGENTE; SUFOCANTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!