Persuasão (2022): adaptação de um livro de Jane Austen - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, julho 20, 2022

Persuasão (2022): adaptação de um livro de Jane Austen

Persuasão é um drama romântico dirigido por Carrie Cracknell. O roteiro de Alice Victoria WinslowRon Bass é baseado no romance homônimo de Jane Austen mas Persuasão (2007) feita pela BBC é a ainda é a melhor adaptação do livro.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Dakota Johnson em cena no filme "Persuasão"

Sinopse -  Anne Elliot (Dakota Johnson) foi persuadida por sua esnobe família a desistir do noivado com o marinheiro Frederick Wentworth (Cosmo Jarvis), por ele ser humilde e não ter um título de nobreza.

Oito anos depois, Frederick retorna, agora ele é capitão da marinha e fez fortuna. Anne continua solteira e sua família encontra-se à beira da falência. O inevitável reencontro acontece, algumas faíscas surgem, mas ambos tem novos pretendentes. Anne terá que tomar uma importante decisão: retornar ao passado ou seguir uma nova direção.

Personagens descaracterizados

Persuasão tenta modernizar uma história escrita em 1818, mas em vez de dar um frescor revigorante à obra, conseguiram transformá-la em um filme decepcionante. Não sou purista, entendo que às vezes é necessário fazer algumas modificações, porém, acredito que seja errado reescrever um clássico de Jane Austen como foi feito aqui. Por exemplo, a personagem Anne, no livro é uma mulher melancólica e até amarga às vezes; no filme ela é engraçada e viciada em vinho. A quebra da quarta parede também não funcionou, Anne passar o filme todo conversando com o público é bem desagradável. 

A abordagem multiétnica funcionou em Bridgerton porque a série tem um bom roteiro e os personagens foram bem desenvolvidos, o que não é o caso deste filme. Em Persuasão tudo é jogado superficialmente e misturado sem o menor cuidado. Não vou listar todos os pontos do filme que não gostei, mas quase desisti de assistir antes da metade e como fã de Jane Austen espero sinceramente que a Netflix pare de adaptar os livros da escritora.

Ficha técnica

Título original: Persuasion
Duração: 107 minutos
Gênero:  Drama, Romance
Classificação indicativa: 12 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 2022