Um Brinde ao Sucesso (2020): sobre relacionamentos tóxicos - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

segunda-feira, junho 06, 2022

Um Brinde ao Sucesso (2020): sobre relacionamentos tóxicos

Um Brinde ao Sucesso é um filme de comédia francesa dirigido por Daniel Cohen que co-escreveu o roteiro junto de Oliver Dazat. É uma adaptação da peça L'Île Floante.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Vincent Casse, Bérénice Bejo, Florence Foresti e François Damiens em cena no filme "Um Brinde ao Sucesso"

Sinopse - O filme segue Léa Monteil (Bérénice Bejo), uma vendedora de roupas que trabalha em um shopping. Ela é casada com Marc Seyriey (Vincent Cassel). Durante um jantar no restaurante, Léa revela ao marido e amigos Karine (Florence Foresti) e Francis Léger (François Damiens), que está escrevendo um livro. IEssa revelação deixa Marc intrigado.

À princípio, Karine e Francis não acreditam que Léia consiga publicar o livro, mas surge uma certa inveja. O casal então passa a buscar talentos artísticos dentro de si. Enquanto ela tenta escrever um livro, ele imagina ter nascido para a música.

Quando termina de escrever, Léa pede ao marido para lê-lo. Mostrando pouca vontade, ele lê e já nas primeiras páginas inicia um discussão com a esposa por imaginar que ela escreveu sobre eles. Pouco depois, o livro de Léa é publicado e se tornar um best-seller. Conforme vê o sucesso do seu livro crescer, Léa também vê seu casamento desmoronar e seus melhores amigos se distanciam cada vez mais.

Quando a felicidade incomoda 

Eu adoro as comédias francesas sobre o cotidiano e Um Brinde ao Sucesso apresenta um tema bastante interessante sobre o quanto o sucesso pode despertar inveja e ciúme em algumas pessoas próximas. No filme, Léa é uma mulher discreta, sem grandes ambições ou aspirações que se torna uma escritora de sucesso, isso deixa o marido e sua melhor amiga perplexos. Em vez de se alegrarem, eles tentam inferiorizá-la. O marido é um machista ignorante. A melhor amiga é cínica, na frente incentiva, mas pelas costas difama. Quem nunca se deparou com uma amizade assim que atire a primeira pedra...

Um Brinde ao Sucesso é um pequeno filme que tem um início despretensioso, mas que ganha ares grandiosos conforme a história avança.  Mostra de uma maneira divertida o quanto o sucesso repentino pode desencadear reações inacreditáveis em algumas pessoas, geralmente naquelas que são mais  próximas. O filme me cativou já na primeira cena que é divertidíssima, apesar de ser bastante longa. 

Por mais que os temas abordados sejam pesados: inveja, ciúme, traições, hipocrisia, Um Brinde ao Sucesso é uma comédia leve e prazerosa de assistir. Foi uma grata surpresa.

Ficha técnica

Título original: Le Bonheur des uns...
Duração: 100 minutos
Gênero: Comédia
Classificação indicativa: 12 anos
País de origem: França
Ano de lançamento: 2020