Filme: Houve uma vez um Verão (1971) - Dicas de Filmes Pela Scheila

domingo, 5 de junho de 2022

Filme: Houve uma vez um Verão (1971)

"Summer of '42" é um filme de romance do diretor Robert Mulligan a partir do roteiro de Herman Raucher que se baseou em suas memórias. Foi lançado em 1971. Existe uma sequência com o título de "Class of '44" (1973).

No filme, Herman Raucher (Gary Grimes), um homem de meia-idade, relembra o verão inesquecível que passou na ilha de Nantucket em 1942. Na ocasião, ele tinha 15 anos de idade e estava na companhia dos amigos Oscy (Jerry Houser) e Benjie (Oliver Conant), seus companheiros inseparáveis, quando conheceu uma bela mulher que estava na companhia do esposo.

Enquanto seus amigos se divertem na praia, Herman não consegue parar de pensar numa maneira de se aproximar da mulher por quem está apaixonado. 

Certo dia, ele a vê no mercado e se oferece para carregar as sacolas, ela aceita. Herman descobre que ela se chama Dorothy (Jennifer O'Neill). Mais tarde, o trio de amigos leva três garotas para ir ao cinema. Enquanto assistem o filme, os adolescentes tentam 'avançar o sinal', sem sucesso. 

Ainda que esteja aproveitando as férias na companhia dos amigos, Herman se vê cada dia mais obcecado por Dorothy e numa noite encalorada daquele verão, o adolescente tem a chance que tanto aguardava.

Sobre um acontecimento marcante


"Houve uma vez um Verão" é um clássico inesquecível sobre três adolescentes que vivem suas aventuras amorosas em um verão durante os tempos de guerra. À primeira vista parece ser mais um filme sobre amadurecimento, mas ao mergulhar na sua história descobre-se a profundidade da obra. O enredo docilmente melancólico desperta várias emoções e sensações, ajudado por uma trilha sonora marcante vencedora do Oscar.

Entretanto, nem todos vão gostar do filme, "Houve uma vez um Verão" tem uma história simples que se desenrola suavemente, sem grandes acontecimentos. Mostra os anseios e devaneios da adolescência, uma fase tão marcante na vida, tanto para meninos quanto para meninas. O desfecho não chega a ser surpreendente, mas é humano, real e tocante. Assista e deixe-se envolver pelas sutilezas deste filme atemporal.  
 
Duração: 104 minutos
Categorias: Drama, Romance, Clássico
Classificação: 14 anos
Houve uma vez um Verão (1971)
NOSTÁLGICO; PUNGENTE; AGRIDOCE