Culpado Como o Pecado (1993): thriller psicológico de tribunal - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

terça-feira, junho 07, 2022

Culpado Como o Pecado (1993): thriller psicológico de tribunal

Culpado Como o Pecado é um filme de suspense mediano do diretor Sidney Lumet. O roteiro foi escrito por Larry Cohen.

Culpado Como o Pecado
Don Johnson e Rebecca De Mornay em cena no filme "Culpado Como o Pecado"

Sinopse - A trama gira em torno de Jennifer Haines (Rebecca De Mornay), uma advogada em ascensão que após ganhar um grande caso, é abordada pelo cínico David Greenhill (Don Johnson), acusado de matar a esposa, Rita (Brigitte Wilson). A reputação dele é péssima e Jennifer recusa o caso, mas acaba voltando atrás na decisão. 

David mantém suas declarações de inocência, mas o comportamento irracional dele faz Jennifer desconfiar que seu cliente esconde algo. Ela então pede ajuda ao seu amigo Moe (Jack Warden) para investigar o passado de David.

As investigações revelam o passado obscuro de David fazendo a advogada se arrepender de ter aceitado o caso. No entanto, ele passa a persegui-la e intimidá-la, revelando seu verdadeiro caráter. O namorado de Jennifer, Phil Garson (Stephen Lang) teme pela vida dela e exige que se afaste do caso, mas a juíza Dra. Tompkins (Dana Ivey) não permite que a advogada abandone seu cliente. 

Depois do julgamento, David conta a Jennifer todos os detalhes do seu passado obscuro. Sentindo-se acuada, Jennifer descobre da pior maneira possível que jamais deveria ter aceitado defender aquele homem inescrupuloso.

Uma história derivada do mestre Hitchcock

Culpado Como o Pecado é um bom suspense psicológico de tribunal dos anos 90. Apesar de contar uma história absurda, o filme é bem escrito e bem dirigido, também conta com um ótimo elenco. A performance de Rebecca De Mornay interpretando uma advogada em busca de prestígio, é excelente. Don Johnson também nos brinda com um vilão odioso digno dos vilões de Hitchcock.

O enredo não apresenta nenhuma originalidade, os jogos psicológicos soam forçados às vezes, mas Culpado Como o Pecado consegue prender nossa atenção até o desfecho inacreditável. Não é um filme memorável, mas é um bom entretenimento para uma tarde descompromissada. 

Ficha técnica

Título original: Guilty as Sin
Duração: 107 minutos
Gênero: Suspense, Policial, Drama
Classificação indicativa: 16 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 1993