Filme: A Ira de Deus (2022) - Dicas de Filmes Pela Scheila

sábado, 18 de junho de 2022

Filme: A Ira de Deus (2022)

"La ira de Dios" é um ótimo thriller psicológico argentino original da Netflix sobre punição. Contou com a direção de Sebastián Schindel que co-escreveu o roteiro junto de Pablo Del Teso. O filme é baseado no romance "La Muerte Lenta de Luciana B", de Guillermo Martínez. O lançamento aconteceu em 2022.

O filme acompanha Luciana (Macarena Achaga), uma jovem universitária que trabalha para o famoso escritor Kloster (Diego Peretti). Um dia ele a beija inesperadamente, ela sai correndo assustada. Ao chegar em casa, Luciana conta para os pais o ocorrido. 

Com auxílio de uma advogada ela entra com um processo de abuso sexual contra seu ex-patrão. Mas a jovem não imagina que o processo que moveu serviu de gatilho para os crescentes problemas mentais que Mercedes (Mónica Antonópulos), esposa do escritor, cometeu um ato insano contra a filha e contra ela mesma. 

Depois disso, Luciana vê seus familiares morrerem tragicamente. Por mais de uma década ela alimenta a certeza que Kloster por trás de cada morte. Para salvar sua irmã, Valentina (Ornella D’ Elía), única familiar viva, Luciana procura o jornalista Esteban Rey (Juan Minujín) e pede sua ajuda para revelar toda a verdade que destruiu sua vida.

Olho por olho, dente por dente


"A Ira de Deus" não é um filme propriamente sobre vingança. É sobre colocar em prática a Lei de Talião proporcionando ao outro o mesmo grau de sofrimento causado. Não se trata de fazer justiça com as próprias mãos, mas de compensar a dor.

É curioso ver que tudo teve início no imaginário do escritor, ele acreditou que sua assistente estava se insinuando e aproveitou o momento que estava sozinho com ela para assediá-la. Ela sentindo-se humilhada vai atrás de seus direitos como qualquer outra mulher na mesma situação faria. A partir daí várias tragédias se sucedem na vida dos dois. 

A ambiguidade do roteiro é bem trabalhada. Passei o filme todo questionando se o que estava assistindo era uma intervenção divina (Lei do Retorno) ou uma série de fatalidades. A história é contada de maneira não lineal, mas é coerente e instigante. Não li o livro, mas percebe-se que o roteiro foi bem adaptado. É um filme é bem conduzido e bem atuado. Todo o elenco está ótimo. No entanto, "A Ira de Deus" não é o tipo de filme que vai agradar a todos, principalmente por ter um desfecho incomum. Nem todos os filmes terminam como gostaríamos.

Duração: 97 minutos
Categoria: Thriller, Drama
Classificação: 16 anos
A Ira de Deus (2022)
INSTIGANTE; AFLITIVO