Dica de Filme: Exorcismo Sagrado (2021) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Dica de Filme: Exorcismo Sagrado (2021)

Exorcismo Sagrado é um filme de terror mexicano que homenageia um grande clássico de terror dos anos 70, O Exorcista. Foi dirigido por Alejandro Hidalgo que co-escreveu o roteiro em parceria com Santiago Fernández Calvete.

Exorcismo Sagrado (2021)
Will Beinbrink em cena no filme "Exorcismo Sagrado"

Sinopse - Dezoito anos antes, o padre Peter Williams (Will Beinbrink) é conduzido até uma casa onde Magali (Irán Castillo) está amarrada na cama. Possuída pelo demônio Balban, a jovem encontra-se imunda na sujeira e suor. Peter desobedece as súplicas do padre Michael Lewis (Joseph Marcell), seu tutor e realiza um exorcismo.

Entretanto, o exorcismo não sai conforme o esperado. O demônio Balban possui o corpo do padre fazendo com que ele cometa um estupro. Mesmo passado 18 anos, o padre nunca se perdoou pelo ato que cometeu contra aquela jovem. Toda noite ele é assombrado por pesadelos terríveis sobre os acontecimentos daquela noite.

Nos dias atuais, padre Peter continua morando no México e realizando trabalho humanitário. Ele é considerado um santo pelos moradores locais e o Vaticano o vê como um futuro promissor dentro da igreja. Mas quando uma doença misteriosa avança sobre o povoado, deixando as crianças doentes, o padre acredita que seja algum poder demoníaco. 

Ao tomar conhecimento da situação da presidiária Esperanza (María Gabriela de Faría), Peter não tem dúvidas que o demônio Balban esteja por trás disso. Novamente ele convoca o Michael para lhe ajudar na missão de realizar um exorcismo. Juntos, os padres vão precisar de muita força e oração se quiserem ser bem-sucedido no exorcismo.

Uma história de dar arrepios


Exorcismo Sagrado é recheado de clichês, ainda assim é um filme de terror surpreendentemente bom. O enredo apresenta alguns floreios de originalidade que o eleva acima da maioria dos filmes de possessão. A atmosfera escura e sombria cria uma sensação de pavor crescente, às vezes aliviada pelo tom humorístico que surge inesperadamente na trama. Os personagens são bem escritos e atuados. 

O roteiro é ousado ao alfinetar alguns temas relacionados a Igreja. Algumas cenas são pesadas, blasfêmias às vezes, mas nada que insulte os católicos. Um ponto interessante que foi bem trabalhado é induzir o público a refletir sobre a verdadeira origem do pecado do ponto de vista da Igreja.

Exorcismo Sagrado é um filme de terror bem feito, com bons efeitos visuais e uma história instigante que traz sustos inesperados. Há muito tempo não assistia um filme de possessão que realmente me surpreendesse, Exorcismo Sagrado conseguiu essa façanha. 

Minha nota: 7.0/10
O filme é: Instigante; Tenso; Sinistro; Assombroso

Ficha técnica

Título original: The Exorcism of God
Duração: 98 minutos
Gênero: Terror, Drama
Classificação indicativa: 16 anos
País de origem: Estados Unidos da América, México, Venezuela
Ano de lançamento: 2021