Contra o Gelo (2022): baseado em uma história real - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, março 13, 2022

Contra o Gelo (2022): baseado em uma história real

Contra o Gelo é um épico de sobrevivência baseado em uma história real contada no livro Two Against the Ice por Ejnar Mikkelsen. Foi dirigido por Peter Flinth a partir do roteiro escrito por Nikolaj Coster-Waldau e Joe Derrick.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Nikolaj Coster-Waldau e Joe Derrick em cena no filme "Contra o Gelo"

Sinopse - Conta a história angustiante do capitão dinamarquês Ejnar Mikkelsen (Nikolaj Coster-Waldau) e do marinheiro Iver Iverson (Joe Derrick), que em 1909 partem pelo Ártico para resgatar evidências de uma expedição anterior que impediria uma reivindicação dos Estados Unidos pela Groenlândia. A reivindicação estava enraizada na ideia de que a Groenlândia foi dividida em dois pedaços de terra diferentes.

Os dois homens deixam sua tripulação para trás com o navio e atravessam o gelo. Eles conseguem encontrar a prova de que a Groenlândia é uma ilha, mas o retorno ao navio leva mais tempo e é muito mais difícil do que o esperado.

Para sobreviver ao rigoroso frio da Groenlândia, os dois homens precisam lutar contra a fome, o cansaço, um ataque de urso polar e a loucura que o isolamento absoluto é capaz de desencadear.

Sem grandes aspirações 

Contra o Gelo não está entre os melhores filmes de sobrevivência, mas é um filme que desperta interesse por apresentar um relato notável de companheirismo diante de uma grande adversidade. O filme pode ser dividido em duas partes bem distintas: a parte exploradora e a parte alucinante, ambas se completam. 

O enredo é bem estruturado, com momentos tensos, porém, os saltos abruptos no tempo e a lentidão da narrativa o tornam tedioso em diversos momentos. A abordagem simplista demais acaba deixando o filme sem nenhuma emoção. Até torcemos pelos personagens, mas não nos comovemos com o drama vivido por eles.  Contra o Gelo é um filme mediano, com boas atuações e cenários muito bonitos. É assistível apenas como um passatempo.

Ficha técnica

Título original: Against The Ice
Duração: 102 minutos
Gênero: Aventura, Drama, Histórico
Classificação indicativa: 12 anos
País de origem: Islândia, Dinamarca
Ano de lançamento: 2022