O Pai que Move Montanhas (2021): um conto de redenção - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sexta-feira, outubro 01, 2021

O Pai que Move Montanhas (2021): um conto de redenção


O Pai que Move Montanhas é um drama romeno do diretor Daniel Sandu que co-escreveu o roteiro junto com Christian Routh. O filme não é sobre um resgate heroico, mas um retrato honesto sobre corrupção, egoísmo e poder.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Adrian Titieni em cena do filme "O Pai que Move Montanhas"

Sinopse - Quando Mircea Jianu (Adrian Titieni), oficial do serviço de inteligência romeno aposentado, recebe uma ligação afirmando que Cosmin, filho dele e de sua primeira esposa Paula (Elena Purea), desapareceu nas montanhas com a namorada Daniela. A primeira reação de Mircea é de incredulidade. 

Em seguida, Mircea e Paula seguem rumo às montanhas a fim de acompanhar as buscas. Chegando no local, ele conhece Cristian (Valeriu Andriuta), chefe da unidade de resgate de montanha. Impaciente e teimoso, Mircea não acata as recomendações de Cristian e vai "ajudar" a equipe a vasculhar a área, mas ele acaba desistindo por não ter preparo físico para a missão.

Usando sua influência, Jianu entra em contato com o oficial da Intel, Filip (Tudor Smoleanu), que logo chega à montanha com homens, computadores e equipamento de triangulação celular e até um helicóptero; eles montam um posto de comando e começam a trabalhar uma maneira de encontrar o casal aventureiro. A equipe de Filip vasculha toda a área em vão.

Conforme os dias passam, as probabilidades de encontrar Cosmin e Daniela com vida tornam-se impossíveis. Novas avalanches acontecem e as equipes de resgate vão, aos poucos, desistindo da missão. Com o tempo, Mircea também aceita que não verá seu filho com vida, mas ele não desiste de procurar pelo corpo.

Baseado em uma história real

O Pai que Move Montanhas é baseado em uma história real de um pai que literalmente moveu montanhas para encontrar seu filho desaparecido, mas nunca obteve sucesso. O filme é basicamente sobre um pai que sente-se culpado por ter abandonado o filho e busca redenção, ele sabe que nunca mais verá o filho vivo, mas quer dar-lhe um enterro digno. 

A intenção do protagonista é válida, o problema maior está na sua conduta moral que não desperta nenhuma empatia. Mircea é arrogante, egocêntrico, autoritário, prepotente e mesquinho, suas atitudes no decorrer do filme são desprezáveis. Não consegui sentir compaixão, nem mesmo me solidarizar com a dor que ele sentia. 

O destaque do filme são as paisagens inóspitas das montanhas gélidas da Romênia. A maioria das pessoas que assistiram não gostaram de como o filme terminou, mas na realidade todos sabemos como termina essa história. No geral, O Pai que Move Montanhas é um estudo de um personagem horrivelmente desprovido de bons sentimentos.

Ficha técnica

Título original: Tata mută munții
Duração: 108 minutos
Gênero: Drama, Suspense
Classificação indicativa: 12 anos
País de origem: Romênia, Suécia
Ano de lançamento: 2021