Filme: O Fio Invisível (2021) - Dicas de Filmes Pela Scheila

pesquisar

domingo, 17 de outubro de 2021

Filme: O Fio Invisível (2021)

"Distancia de Resgate" é um suspense psicológico lançado em 2021 na Netflix. Foi dirigido por Claudia Llosa a partir do roteiro que ela co-escreveu com Samanta Schweblin, autora do livro homônimo que deu origem ao filme. 

O filme nos gira em torno da espanhola Amanda (María Valverde), que viaja até o interior da Argentina para passar o verão ao lado da filha Nina (Guillermina Sorribes), na casa que pertenceu a sua família. Marco (Guillermo Pfening), marido de Amanda, permaneceu na cidade devido o trabalho.

Algum tempo depois Amanda conhece Carola (Dolores Fonzi), sua vizinha prestativa com quem estabelece uma forte relação de amizade. Durante as conversas, Carola faz fortes revelações sobre seu filho David (Marcelo Michinaux), um garoto peculiar que deixa sua mãe extremamente preocupada. Amanda começa a perceber uma crescente sensação de perigo.

Em uma sequência de flashback, Carola revela que no dia que David adoeceu não havia médico na região, desesperada, ela leva o filho até uma curandeira local que faz uma tenebrosa revelação, para salvar a vida de David sua alma deve ser dividida ao meio, ou seja, transmigração de almas.

"O Fio Invisível" é uma história complexa, perturbadora e poética de uma mãe que tenta manter a distância de resgate para que sua filha permaneça segura e essa é a distância máxima que poder existir entre ambas, se o fio invisível que as une for rompido, as consequências são irreversíveis. 

O filme requer muita atenção e talvez seja necessário uma revisada para compreender todas as nuances da história, mas todas as respostas para resolver o mistério estão dentro dele. Em "O Fio Invisível" nem tudo é o que parece à primeira vista e esse fato vai desagradar quem busca uma história óbvia. Somente na última cena é que descobrimos se Amanda estava tendo um sonho febril ou uma conversa sobrenatural com a "voz em off". 

O filme também faz questionamentos pertinentes a devastação ambiental. Essa distância de resgate também ocorre entre a humanidade e o Planeta Terra, poucos estão cientes que o fio invisível que une os seres humanos a natureza está esticando a cada dia e, quando se romper, as consequências serão irreversíveis. Por fim, "O Fio Invisível" provoca inúmeros questionamentos, seja eles espirituais ou ambientais. Sem dúvida é um filme para rever várias vezes.

"O ponto exato está em um detalhe, é preciso ser observador."

Duração: 93 minutos
Categorias: Suspense, Mistério, Drama, Terror
Classificação: 12 anos
Filme: O Fio Invisível (2021)

INQUIETANTE; PERTURBADOR; POÉTICO; PUNGENTE