13 Filmes Poéticos Apaixonantes - Dicas de Filmes Pela Scheila

sábado, 25 de setembro de 2021

13 Filmes Poéticos Apaixonantes

Poesia é a arte de escrever palavras que vai além da imaginação. O poeta fala através da escrita tudo aquilo que transborda em seu coração. No cinema, há centenas de filmes poéticos maravilhosos que são verdadeiros deleites. Listei 13 filmes poéticos que são verdadeiras joias do cinema e que ficaram marcados na minha memória. Espero que gostem...
13 Filmes Poéticos Apaixonantes
Cena do filme Amor à Flor da Pele

Asas do Desejo (Der Himmel über Berlin) > Na Berlim pós-guerra fria, dois anjos, Damiel e Cassiel, perambulam pelas ruas desoladoras da cidade. Nenhum mortal os vê, mas eles estão por perto sempre que algum humano precise de amparo. E, em meio essa rotina de confortar as almas solitárias, um dos anjos encanta-se por uma mortal, trata-se de Marion, uma trapezista solitária. A paixão do anjo pela trapezista é tão forte que faz ele cogitar a possibilidade de abrir mão de sua imortalidade para experimentar as amarguras de uma vida mortal. 


Hiroshima, Meu Amor (Hiroshima, mon amour) > Um encontro amoroso em Hiroshima entre um arquiteto japonês e uma atriz francesa é o pontapé inicial para ambos explorarem suas memórias. Ela está na cidade gravando cenas para um filme sobre a paz. Os amantes se tornam confidentes revelando um ao outro segredos, até então, inconfessáveis. 

O Segredo da Porta Fechada (Secret Beyond the Door...) > A jovem Celia estava de casamento marcado quando conhece um homem por quem se apaixona à primeira vista. Ela termina seu noivado e se casa com o estranho. Os dois vão morar na mansão dele e Celia vai, aos poucos, percebendo que se casou com um homem sombrio que esconde muitos segredos. 

Quando Duas Mulheres Pecam (Persona) > Após ser bem sucedida com a peça "Electra", a famosa atriz Elisabeth fica completamente muda. Passados três meses e ainda sem falar uma única palavra, a médica psiquiatra Lakarem opta por enviar sua paciente para uma casa isolada na praia sob os cuidados da enfermeira Alma. Com o tempo, Alma desenvolve um imenso carinho por sua paciente, mas entra em choque ao ler uma carta escrita por Elizabeth onde é revelado um grande segredo.

Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças (Eternal Sunshine of the Spotless Mind) > Joel e Clementine se amam, mas não conseguem viver juntos. Após diversas tentativas para o relacionamento dar certo, sem sucesso, Clementine fica desiludida e decide participar de um programa experimental que promete apagar todas as memórias. Joe se revolta com a decisão da amada e se prontifica a fazer o mesmo, mas desiste na última hora. 

A Forma da Água (The Shape of Water) > Um conto de fadas ambientado no cenário dos Estados Unidos na época da Guerra Fria que nos apresenta Elisa, uma mulher solitária que trabalha no laboratório secreto do governo. É nesse local que ela conhece uma criatura fantástica que a deixa encantada. Elisa decide então resgatar a criatura, para isso ela conta com a ajuda de seus melhores amigos, Zelda e Giles.

Desencanto (Brief Encounter) > Laura e Alec se conhecem por acaso em uma estação de trem, quando ele remove um cisco do olho dela. Ele é médico, ela é dona de casa. Ambos são de classe média, têm meia-idade e são razoavelmente felizes em seus casamentos. Em pouco tempo passam a se encontrar todas as quintas-feiras, mas apenas como bons amigos. Gradativamente surge uma paixão mútua e eles continuam a se encontrar regularmente, apesar de saberem que este amor é impossível.

Deixe Ela Entrar (Låt den rätte komma in) > Com problemas de relacionamento na escola, o jovem Oskar de 12 anos sonha em ter um amigo. Ao invés disso, no entanto, ele é constantemente provocado e humilhado por seus colegas. Introspectivo e frágil, ele nunca revida os ataques que recebe, mas sonha com o dia em que pode ter a coragem de fazer valer seus direitos. Quando aparece uma nova garota da sua idade na vizinhança, Eli, o garoto enfim encontra alguém em quem pode confiar e ter uma amizade. Porém, ao mesmo tempo em que a menina e seu pai se mudam, uma série de crimes começa a ocorrer.

O Conto da Princesa Kaguya (Kaguya-Hime no Monogatari) > Em mais um dia de trabalho como todos os outros, um simples camponês encontra em um talo de bambu uma minúscula garotinha. Encantado com aquela criaturinha tão indefesa, ele decide levar para sua casa e criá-la junto a sua esposa, a quem colocam o nome de Kaguya. Os anos passam, a bebê cresce se torna uma bela jovem e passa a ser o interesse amoroso de vários homens, incluindo cinco nobres a quem recusa vários pedidos de casamento. Além disso, Kaguya chama a atenção do próprio imperador e ao se dar conta de seu interesse, ela foge desesperada.

Sombras da Vida (A Ghost Story) > Logo após comprar a tão sonhada casa, um casal apaixonado sofre repentinamente uma ruptura irreversível. Ambos permanecem na casa, mas cada um em seu mundo. Ela luta para superar a dor da partida. Ele tenta entender essa nova realidade. Décadas se passam, pessoas vão e vem, e ele continua na casa. Um fábula sobre morte, esquecimento e existência.

Amor à Flor da Pele (Faa yeung nin wa) > O Sr. Chow e a Sra. Chan moram em apartamentos vizinhos em Hong Kong, em 1962, esbarrando com frequência nas escadarias e corredores apertados do prédio e dos restaurantes da região, quando geralmente estão entregues à solidão causada pela ausência constante de seus respectivos parceiros. Aos poucos, à medida que percebem que estas ausências representam uma suspeita coincidência, os dois confirmam a infidelidade que os une e passam a se encontrar para dividir o sofrimento e o desamparo.

Perfume: A História de um Assassino (Perfume: The Story of a Murderer) > A sensibilidade olfativa de Jean-Baptiste Grenouille é uma característicaa que deveria ser sua grande virtude, mas se tornou sua maior fraqueza. A maneira estranha de se comportar inclui também a mania de perseguir mulheres em Paris, atraído pelos odores exalados por elas. A profissão de perfumista começa a deslanchar quando consegue que um decadente mestre na arte o ensine o oficio. Ele se muda e vai trabalhar para uma mulher, Madame Arnulfi. Sua tarefa é criar perfumes extraindo essência de flores. Só que os odores do corpo humano, especialmente das mulheres, não saem de sua cabeça.

Amor (Amour) > Georges e Anne são dois idosos apaixonados pela arte e, principalmente, um pelo outro. Os desafios da terceira idade afetam sua forma de viver e o modo como se relacionam com a filha, mas o amor entre eles segue inabalável. Certo dia Anne sofre um derrame e fica com um lado do corpo paralisado. O casal de idosos passa por graves obstáculos que coloca o amor em teste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!